Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Inmet desmente fake news sobre calor em fevereiro

Publicada em 01/02/2019 às 16:43

Boato. Publicações das redes sociais deram conta que em 2019 o mês de fevereiro atingiria temperaturas nunca antes registradas. Segundo a história, a onda de calor foi teria sido confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e institutos de meteorologia chilenos. O motivo seria o equinócio dos “próximos cinco dias”. O Inmet publica no seu site desmentido a respeito. Em nota oficial, o instituto diz que a informação “não procede, não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática, tratando-se portanto de NOTÍCIA FALSA”.

Ao contrário da notícia falsa, depois da cidade de São Paulo registrar o segundo mês de janeiro mais quente em 76 anos de medição, com temperaturas máximas médias de 34,8ºC, o calor continua em fevereiro, mas com temperaturas mais amenas devido a passagem de frentes frias. O fenômeno El Niño, que mantém as temperaturas acima da média e temporais no fim da tarde, continua agindo neste mês. O primeiro dia do mês deve ter máxima de 35ºC. No entanto, a passagem de sistemas frontais intensos irá quebrar os bloqueios atmosféricos e diminuir as temperaturas no fim de semana.

Os termômetros devem cair no próximo domingo (3) quando uma frente fria vinda do Sul do país chega à capital paulista e traz chuva. De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a temperatura máxima até a próxima quarta-feira (6) não ultrapasse os 23ºC. “A temperatura deve cair mais de 10 graus. A previsão de chuva mais forte no leste do estado, na região do litoral e capital”, afirmou o meteorologista.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, o domingo começa com o céu nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e temperatura em torno de 21ºC. As chuvas ganham força no período da tarde e se prolongam durante a noite, podendo provocar alagamentos. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 27ºC.

(Fontes: G1 e Inmet; Imagem: UNASP FM)


Leia mais ClimaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/01/inmet-desmente-fake-news-sobre-calor-em-fevereiro/

Apoio