Certificação Internacional de Vacina pode ser emitida via internet
A emissão do Certificado Internacional de Vacina ou Profilaxia (CIVP) contra febre amarela pode ser feito a partir do portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em JundiaÃ, além da novidade, o posto fixo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Anhangabaú é mantido com o atendimento feito de forma agendada pelo sistema nacional. O certificado é único, válido por toda a vida.
O CIVP é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional e somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em paÃses  que exigem a vacinação é que precisam do documento. Para solicitar a emissão é necessário que o interessado faça o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal tenha em mãos o Cartão Nacional de Vacinação (com data de administração da dose, fabricante e lote da vacina), assinatura do profissional que realizou a aplicação, identificação da UBS onde ocorreu a aplicação) e documento de identidade original com foto (RG, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação entre outros), faça a anexação das cópias digitalizadas. O documento será encaminhado pelo órgão federal, após a validação dos documentos, em até 7 dias.
De acordo com Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), caso o atendimento virtual não seja possÃvel, o serviço no posto fixo da UBS Anhangabaú continua a atender os usuário, a partir do pré-cadastro no site viajante.anvisa.gov.br e agendamento de data e horário. É necessário apresentar o comprovante de residência em JundiaÃ, passagem ou voucher, caderneta ou comprovante da vacinação contra febre amarela e documento oficial com foto.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)