Colônia italiana comemora 145 anos de imigração nesta quinta (21)
O Brasil representa a maior comunidade de descendentes de italianos no mundo, com mais de 27 milhões de ítalo-brasileiros que representam aproximadamente 13% da população total. Jundiaí é terra de oriundi – os descendentes de italianos nascidos fora do território italiano e com ascendência italiana. A presença italiana é tão forte entre os jundiaienses que, no dia 4 de fevereiro, o prefeito Luiz Fernando Machado assinou, com o Consulado Italiano de São Paulo, convênio que vai permitir que crianças do Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Jundiaí tenham aulas de italiano durante o ano letivo. O próprio embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini veio firmar o acordo, acompanhado pelo vice-cônsul geral em São Paulo, Filippo La Rosa.
O que pouca gente sabe é que a imigração italiana para o Brasil teve como marco de partida uma expedição comandada por um visionário chamado Pietro Tabachi, em 1874, há 145 anos. O dia 21 de Fevereiro foi instituído como o Dia Nacional do Imigrante Italiano através da Lei 11.687/08, de autoria de Gerson Camata, sancionada pelo então vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva em 2 de Junho de 2008. O dia 2 de junho é uma data significativa para a Itália por ser o dia da República.
A primeira viagem de imigrantes italianos para o Brasil começou no dia 3 de janeiro de 1874, no porto de Gênova,no Vapor “Sofia”, com 386 famílias que chegaram ao Brasil em 21 de fevereiro de 1874. Os imigrantes foram trazidos por Pietro Tabachi para povoar as terras a ele concedidas no município de Santa Cruz. Tabachi, que viera para o Brasil depois de ir à bancarrota na Itália, batizou suas terras de “Nova Trento”, em homenagem à cidade onde nascera. Foi a primeira viagem em massa de italianos do norte da Itália.
A data homenageia o imigrante italiano que com sua garra e determinação construiu escolas, igrejas, restaurantes, hospitais e cultivou a terra. Em busca de um futuro melhor trouxeram seus hábitos, seus costumes, sua religiosidade, sua formação profissional e enriqueceram a nossa cultura, contribuindo para o progresso e desenvolvimento do Brasil. Auguri per tutti!
(Fonte: Adriático Cidadania Italiana; Imagem: SP Notícias/Portal do Governo)