Defesa Civil oferece serviço de mensagem de texto para avisar sobre chuvas em JundiaÃ
As fortes chuvas têm preocupado os moradores de Jundiaà e, pensando nisso, a Defesa Civil passou a oferecer um serviço de mensagem de texto de celular que avisa onde vai chover forte e ainda dá dicas de segurança.
Em janeiro choveu acima da média histórica na cidade e o Bairro da Roseira foi o mais afetado. A média para o mês é de 398 milÃmetros, mas neste ano choveu 460 milÃmetros.
No inÃcio de 2019, uma tempestade derrubou uma árvore em cima da casa de Fábio Buranelo, que mora no Bairro da Roseira, e a parede ficou rachada.
“A gente fica apreensivo, com um pouco de medo. O que a gente faz é entrar em casa, fechar bem as portas e janelas, porque quando forma temporal aqui é preocupante”, conta o operador logÃstico.
Informações sobre o recorde de chuva em Jundiaà saem de computadores do Centro de Pesquisa em Meteorologia aplicado a Agricultura (Cepagri) da Unicamp, em Campinas.
Há mais de 30 anos, boletins diários são feitos sobre as condições do tempo. Para saber se vai chover ou não, além das condições de vento, relevo e umidade, os meteorologistas também analisam imagens de satélite e dos radares meteorológicos.
“Você vê uma nuvem grande que está no Paraná ou Santa Catarina. Na imagem seguinte, você observa que essa nuvem caminha. Então você tem uma ideia de a quantos quilômetros por hora esse sistema de nuvens está se deslocando”, explica Hilton Silveira Pinto, meteorologista do Cepagri Unicamp.
Existem diversas formas de ficar atento à previsão do tempo. A Defesa Civil do Estado de São Paulo também oferece um serviço de mensagem de texto de celular com avisos e dicas.
Para isso basta enviar uma mensagem para o número 40199 e depois informar o CEP do endereço onde você quer saber as condições de chuva.
“Nós temos mapeado na cidade de Jundiaà os riscos de inundação, deslizamento, todos os riscos climatológicos que a gente tem condição de, nesse tempo todo, acompanhar e fazer esse levantamento”, diz João Osório Gimenez, coordenador da Defesa Civil de JundiaÃ.
João explica que recebe boletins com as condições meteorológicas e a previsão do tempo todos os dias. Tem ainda o acompanhamento da quantidade de chuva que cai em cada bairro nos últimos seis anos e relatórios das áreas de risco na cidade. Tudo para evitar catástrofes.
“Esses alertas chegam no seu celular para você ter ideia se aquele endereço que você cadastrou vai ter chuva forte, tempestade de descargas elétricas, vendaval ou até a possibilidade de chuva com granizo.”
(G1)