Professor de Jundiaà simula quebra de barragem de Brumadinho
O professor Felipe Cosa Abreu construiu, no campus de Jundiaà do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a ajuda dos alunos um projeto que simula fenômenos naturais, inclusive, a quebra de barragens registrada próximo às cidades mineiras de Brumadinho e Mariana.
Trata-se de uma caixa com 100 quilos de areia, feita com uma chapa de madeira, um sensor de movimentos Kinect do videogame X-Box, um projetor e um computador com software livre, a estrutura simula os fenômenos em realidade aumentada na própria areia.
“Eu e Caio Ciavarelli, técnico em informática do instituto, manuseamos as ferramentas e um grupo de 25 alunos ficou responsável por toda a montagem, até envernizar. O projeto produz a simulação de barragens e rompimentos. Simula também a subida do nÃvel do mar, descida, formação de relevos, formação de ilhas, vulcões, montanhas. Até se você abrir a mão embaixo do projetor ele reconhece criando um sistema de fortes chuvas, alagando uma determinada região”, explica.
Felipe explica que levou um mês e meio para concluir o projeto e que levou a ideia para a sala de aula com o intuito de diferenciar a forma de estudo, propondo aos alunos interessados em ajudar a produzir. Para que tudo fosse possÃvel, o professor precisou investir dinheiro do próprio bolso.
“O objetivo foi mostrar o acontecimento na prática e, ao mesmo tempo, aprender a interagir com uma experiência nova, diferente da lousa e do caderno. Na geografia não temos como vivenciar todo o conteúdo, a não ser que possamos sair da sala de aula”, esclarece o professor.
Ele conta ainda que os alunos puderam ter contato com algo que nunca tiveram antes, como a montagem da caixa desde o inÃcio e a montagem da estrutura, além de aprender com mais profundidade sobre o assunto.
(G1; Imagens: Arquivo Pessoal)