Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Chuva isola cidades e deixa saldo de 11 mortos na Grande SP

Publicada em 11/03/2019 às 09:30

A forte chuva que começou na noite desse domingo (10) e se estende nesta segunda (11) provocou alagamentos em diversas regiões da Grande São Paulo e bloqueou vias de acesso para a capital paulista. O saldo foi de 11 mortes: quatro pessoas em deslizamento de terra em Ribeirão Pires; uma criança soterrada após deslizamento de terra em Embu das Artes; três pessoas afogadas em São Caetano do Sul, duas na Avenida dos Estados e uma no bairro Taboão; uma pessoa afogada em Santo André; uma afogada em São Bernardo do Campo; e uma afogada no Ipiranga, na capital.

Os lugares mais afetados foram os bairros de Vila Prudente e Ipiranga, e as cidades do ABC.

Os bombeiros contabilizam, entre 0 e 6 horas, 601 ocorrências de enchentes, 34 quedas de árvore, 54 ocorrências de desabamento e 3 deslizamentos graves.  Em Ribeirão Pires, no ABC Paulista, o desabamento de uma casa deixou 2 mortos e dois feridos. Há duas pessoas soterradas, informou o Corpo de Bombeiros.

Duas pessoas morreram na Avenida dos Estados. Outra pessoa morreu no bairro Taboão em São Bernardo do Campo, no ABC, segundo o porta-voz dos bombeiros, capitão Marcos Palumbo.

No Jardim Zaíra, em Mauá, três casas desabaram após um deslizamento de terra. Ninguém se feriu. O mesmo bairro registrou a morte de 4 crianças em fevereiro após outro deslizamento.

Em São Rafael, Zona Leste da capital, um deslizamento de terra atingiu uma casa. A mãe e duas crianças ficaram feridas – uma delas em estado grave. Em Embu, na Grande São Paulo, o desabamento de uma casa deixou 3 feridos graves.

No bairro do Sacomã, no sudeste da capital, carros foram levados pela força da água e outros veículos ficaram ilhados pela enchente forçando seus ocupantes a ficarem no teto dos veículos.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou que há diversos pontos intransitáveis na cidade (veja a lista dos pontos ao final desta reportagem). A circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM está interrompida, sem previsão de normalização.

A região do Ipiranga também seguia em estado de alerta às 8 horas por conta do transbordamento do Rio Tamanduateí, na região do piscinão Guamiranga. O piscinão foi inaugurado em fevereiro de 2017. A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio e da Zona Máxima de Restrição de Circulação, e liberação da circulação de fretados e da Zona Azul.

Cidades sem acesso à capital

Saídas para a capital a partir de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul estão interditadas em razão do alagamento. Um trecho da Via Anchieta, principal via de ligação do ABC Paulista com São Paulo, também tem a passagem de carros impossibilitada na altura da antiga Uniban.

A Defesa Civil e os bombeiros usaram botes para resgatar pessoas que estavam ilhadas em pontos de ônibus no ABC Paulista.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), divulgou vídeo por volta das 22h pedindo para os moradores não tentarem passar pelos pontos mais comprometidos pelas enchentes.

(Fonte: G1; Imagens: reprodução TV Globo)

(Texto atualizado às 16h30, de 11/3)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/11/chuva-forte-isola-cidades-e-deixa-saldo-de-mortos-e-desaparecidos-na-grande-sp/

Apoio