Áreas de instabilidade continuam sobre Jundiaí e SP, mas sem temporal
As áreas de instabilidade deixadas pela passagem de uma frente fria ainda influenciam o estado de São Paulo nesta segunda-feira (11), mas não há mais expectativa de chuva forte e volumosa como ocorreu entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, que deixou alagamentos na Grande São Paulo.
A situação é crítica em áreas das zonas sul e leste da capital, na zona sul e no litoral norte de São Paulo por causa de alagamentos, enchente e queda de barreiras nas estradas. Ainda tem previsão de chuva para hoje e para os demais dias da semana em todo o estado de São Paulo.
O centro, o oeste e o noroeste de São Paulo têm períodos com sol na maior parte do dia, sempre com a presença de nuvens. Tem previsão de pancadas de chuva com raios na tarde e noite desta segunda-feira. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes. No sul do estado, a segunda-feira segue com muitas nuvens, aberturas de sol e condições para chuva moderada a fraca.
Já no norte de São Paulo, no Vale do Paraíba e na Mantiqueira, o tempo permanece instável nesta segunda-feira com chuva a qualquer hora, mas não deve ter temporal. A temperatura sobe a partir desta terça-feira e o calor vai gerar nuvens carregadas. Tem previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes por toda a semana.
Chuvas em SP
Foram cerca de 9 horas de chuva forte sobre a Grande São Paulo, mas que afetou especialmente bairros das zonas sul, centro e leste da capital paulista e os municípios do Grande ABCD e no leste da Grande São Paulo. O volume de chuva extremamente elevado e generalizado ocasionou o transbordamento de vários rios e córregos na Grande São Paulo.
O nível dos rios Tietê e Pinheiros também subiu muito e por volta das 2 horas da madrugada do domingo vários trechos dos dois rios alcançaram a cota de emergência ou estavam na iminência de transbordamento, segundo o monitoramento do SAISP – Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo. A cota de emergência é que vem antes do extravasamento.
(Climatempo; Eduardo Anizelli/Folhapress)