Fortes chuvas causam 12 mortes na Grande São Paulo
As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo e o Grande ABC na noite de domingo e na madrugada desta segunda-feira, 11, causaram diversos transtornos. Por volta das 16h50, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou 12 mortes em decorrência do temporal. Além dos mortos, há ainda seis feridos.

Bombeiros resgatam mulher e crianças que estavam ilhadas                              em alagamento em São Caetano do Sul
Somente em Ribeirão Pires, na região metropolitana de São Paulo, foram registrados quatro óbitos e dois feridos no desabamento de uma casa após deslizamento de terra. As outras mortes foram registradas em São Caetano (3), Santo André (2), Embu das Artes (1), São Bernardo (1) e São Paulo (1).
Na avenida do Estado, na divisa entre São Paulo e São Caetano do Sul, quatro pessoas foram arrastadas pela enxurrada, de acordo com a Defesa Civil. Outras 12 pessoas foram resgatadas na capital paulista pelo Corpo de Bombeiros, sendo quatro mulheres e 8 crianças.
Com o transbordamento do Rio TamanduateÃ, a situação na região do Ipiranga, na zona sul, é a mais crÃtica. A área estava em estado de alerta desde 20h40 deste domingo. Ao meio-dia desta segunda, o CGE informou o fim do estado de atenção no Ipiranga. As Marginais do Pinheiros e do Tietê ficaram travadas em diversos pontos e os motoristas saÃram dos veÃculos enquanto aguardavam o trânsito desafogar.
Em São Bernardo do Campo, um motociclista morreu afogado. Foram registrados na cidade muitos alagamentos e quedas de árvore. Um deslizamento em Embu das Artesteve três vÃtimas socorridas – sendo uma delas uma criança que veio a óbito no hospital. Santo André teve uma vÃtima de afogamento e muitos alagamentos. São Caetano do Sul também sofreu com muitos pontos de alagamento.
Ipiranga
Além da região metropolitana, na capital a situação mais crÃtica se deu no Ipiranga, bairro da zona sul. O bairro ficou em estado de alerta entre 20 horas deste domingo e 12 horas de segunda. O Córrego do Ipiranga, o rio Ribeirão dos Meninos e o rio Tamanduateà transbordaram.
Em São Paulo, no Parque São Rafael, divisa com o Grande ABC Paulista, um deslizamento de terra deixou uma mãe e duas crianças feridas. Uma das menores está em estado grave e recebeu atendimento em um PS em Sapopemba, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Somente na capital, entre meia-noite e 16h20, os bombeiros receberam 123 acionamentos de quedas de árvore, 94 chamados sobre desmoronamentos e desabamentos e 740 ocorrências de enchentes e alagamentos.
A Prefeitura de São Paulo convocou à s pressas uma coletiva de imprensa sem a participação do prefeito Bruno Covas (PSDB), de licença por motivos pessoais. No lugar dele, como prefeito em exercÃcio, está o vereador e presidente da Câmara Municipal Eduardo Tuma.
(Fonte: Estadão.com)
(Imagem: Reprodução TV Globo)