Jundiaà é aposta de marcas conhecidas de São Paulo na hora de abrir franquias
Angelita se tornou franqueada de uma rede de restaurantes com 35 anos de tradição no mercado. Ela abriu o primeiro ponto em um shopping de Sorocaba em 2013 e já está pensando alto de novo.
A Associação Brasileira de Franchising, que regula o setor de franquias no paÃs, analisou o cenário atual de 20 cidades brasileiras.
Jundiaà aparece em segundo lugar no ranking com 507 franquias, um aumento de 12% em relação ao ano passado. Fica atrás apenas de Presidente Prudente (SP), que teve um crescimento de 13%. Sorocaba ocupa a nona posição com 555 franquias, 4% a mais do que em 2017.
A pesquisa aponta que o setor de franquias vem se tornando cada vez mais promissor no Brasil e, até o terceiro trimestre deste ano, cresceu mais de 6%, impulsionando a geração de emprego, com cerca de 80 mil vagas de trabalho.
A operadora de caixa Évelin Caroline de Oliveira Santos conseguiu uma delas. Depois de dois anos cuidando da filha pequena, ela voltou ao mercado de trabalho no restaurante de Angelita. “Muito bom trabalhar. Muito tempo parada, tem que voltar à tona em tudo, muito gostoso”, comenta.
Para o economista Renato Vaz, o aumento de franquias no interior representa uma tendência positiva, que veio para ficar.
“Você tem um cenário econômico que se apresenta como bem mais favorável do que dos últimos anos. Especificamente do ponto de vista das franquias, por ser um modelo de negócios em que você tem um risco menor do que um negócio que você abra do nada, isso faz com que as franquias tenham uma taxa de crescimento ao longo dos últimos anos maior do que a taxa de crescimento da economia.”
Quem também está aproveitando o momento para surfar nessa onda é o franqueado Anderson Fábio Alves. Ele começou com uma franquia de manutenção e vendas de acessórios para piscinas há quatro anos. Em 2018, o negócio cresceu: agora quem vende as piscinas é ele.
(Fonte: G1/ Foto: Luis Felipe)