Respeitável público, hoje é Dia do Circo!
Na data em que é comemorado o Dia do Circo, a Rádio TEC recebeu a participação especial da dupla de palhaços, Rick e Kelly que há 40 anos juntos levam alegria, boas gargalhadas e muita diversão para o público infantil e é claro, os adultos também.
O aniversário de Abelardo Pinto (1897-1973), também conhecido como o queridÃssimo palhaço Piolin, marca a celebração da data. Sua trajetória começou cedo, o menino cresceu no circo, em meio à s brincadeiras foi aprendendo funções da arte que mais tarde passou a defender – das acrobacias ao contorcionismo até se tonar palhaço, a figura central do circo.
Rick comenta a importância do circo como uma ferramenta cultural. “O circo sempre foi uma atração voltada para o povo, onde o teatro não consegue chegar. Eles montam uma lona em qualquer bairro, em qualquer canto. Existe o circo de variedades, com malabarista, palhaço, equilibrista, globo da morte, acrobatas e tem também o circo teatro, que apresenta diferentes peças teatrais. O circo é muito importante porque ele leva a cultura onde o povo não está acostumado a ter acesso”, destacou.
Juntos, eles também relembraram alguns momentos especiais ao longo da carreira. “A emoção é sempre diferente de um local para o outro. Nós ficamos bastante emocionados de chegar até a Itália e poder mostrar o nosso trabalho por lá. Também aproveito para homenagear a nossa filha que trabalha no circo, hoje ela está na Espanha, com seus números de força capilar e tecido. Eu desde pequena já brincava com o ‘cirquinho’, fazia minha lona, colocava minhas luzes, o pano de roda. Ele sempre foi muito importante em minha vida” comentou Kelly.
Apesar de cada circo ter a sua peculiaridade e mensagem própria, todos possuem algo em comum: alegria! “Alegria acima de tudo. A pessoa vai ao circo para se sentir mais alegre e feliz, diferente do teatro, que à s vezes passa uma mensagem um pouco pesada. O circo pega um espetáculo no estilo de Hamlet e transforma em palhaçada, em algo bem alegre. Essa é a maior mensagem de circo”, finalizou, Rick.
(Texto/Imagem: Caroline Ferreira)