Atletas jundiaienses de jiu-jitsu conquistam medalhas nos EUA
O assunto da vez é atletas jundiaienses dando orgulho no esporte. O faixa roxa Julio César Vidal Martins, de 34 anos, começou a praticar jiu jitsu em 2014, quando ainda treinava muay thai e teve o interesse despertado ao MMA – arte marcial e esporte de combate, que inclui golpes em pé e técnicas de luta no chão.
“Depois que comecei a treinar jiu-jitsu, parei com o muay thai para me dedicar à esses campeonatos. Já o meu filho, Julinho, de 12 anos que é faixa amarela, começou a treinar em 2015 quando passou a me acompanhar nas disputas”, comenta.
Com muito treino e esforço, os resultados apareceram. Em 2017 e 2018, Julinho foi compeão do Pankids, o principal campeonato do mundo para crianças, realizado na cidade de Long Beach, Califórnia, nos Estados Unidos.
“Os principais tÃtulos dele são: dois campeonatos no Pankids, três vezes campeão mundial, duas vezes campeão brasileiro, uma vez campeão sulamericano e três vezes campeão paulista”, destacou o pai.
Já o Panamericano de Jiu-Jitsu, segunda competição mais importante do mundo, ficando atrás apenas do Mundial, é realizado na cidade de Irvine, na Califórnia e consagra a segunda participação que Julio participou fora do Brasil. Em 2018, foi campeão europeu em Lisboa, Portugal.
“Tanto eu quanto o meu filho tÃnhamos o objetivo de alcançar o lugar mais alto do pódio, mas infelizmente não foi possÃvel, porém ficamos muito felizes em poder trazer para Jundiaà o terceiro lugar nas principais competições do mundo”, finalizou.
(Texto: Caroline Ferreira/Imagem: Arquivo Pessoal)