Cursos de qualificação profissional registram aumento de procura de até 40% em JundiaÃ
A procura por cursos profissionalizantes cresceu até 40% em Jundiaà se comparada com o mesmo perÃodo de 2018. As salas de aulas estão lotadas de alunos que buscam qualificação para voltar ao mercado de trabalho ou até mesmo para abrir um negócio.
Cidinha e Cássia, que atualmente são sócias, se conheceram durante um curso de bolos. A cássia, que estava desempregada há dois anos se aposentou e estava cansada de ficar em casa. Juntas decidiram abrir um trailer para vender os doces que aprenderam nos cursos profissionalizantes.
“Nem cozinhar eu cozinhava, então comecei a frequentar o curso do Fundo Social e apareceu essa oportunidade de sociedade com a Cássia. Nós abraçamos isso juntas!”, diz Cidinha Damico.
No Fundo Social de Solidariedade, por exemplo, só este ano já foram cerca de mil vagas abertas e preenchidas rapidamente em cursos gratuitos. No ano passado, foram mais de 5 mil vagas, mais do que o dobro que 2017.
“Os cursos mais procurados são na área de beleza e gastronomia. O retorno é rápido e o custo para pessoa montar o próprio negócio é baixo”, afirma Francine Picardi, diretora do Fundo Social de Solidariedade de JundiaÃ.
Onde também há ofertas de cursos gratuitos e as salas estão sempre cheias é em um centro de capacitação ligado ao comércio. “Alguns pessoas procuraram os cursos para se aperfeiçoar, algumas procuram para mudar de carreira e há quem procure porque não sabe, ainda, muito bem o que quer”, relata Mauro de Nardi Costa, gerente do centro de capacitação.
(G1; Imagem: Reprodução/TV Tem)