Paciente de 5 anos do Hospital São Vicente ganha máscara para enfrentar radioterapia
Dessa vez o super-herói Batman, desenvolvido pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, teve uma missão para lá de especial: enfrentar a máquina de radioterapia na luta do pequeno Pedro de 5 anos, diagnosticado recentemente com o câncer na região nasal, e desde então tornou-se o verdadeiro xodó da equipe do Hospital São Vicente de Paulo.
Para que tratamento alcance o resultado esperado, é necessário que o paciente não se movimente durante o procedimento, com isso os profissionais de instituição, encontraram na figura do super-herói a força e coragem necessária para a cabeça fique imóvel durante as sessões.
“Nós tivemos a ideia de fazer uma máscara personalizada do Batman para dar força para que ele consiga vencer o tratamento e a recepção foi muito positiva e ele comentou que também vai ficar forte. É bacana ver que você contribuiu para ajudá-lo nessa fase da melhor maneira possível!”, comentou o físico médico César Vicente.
Sem entender a gravidade da doença, o garoto não deixa o sorriso no rosto desaparecer mesmo nos dias em que vai até o hospital para as sessões, para ele é como combater o Coringa – personagem de quadrinhos em que é inimigo do Batman. “Essa máscara é incrível, tem até o meu nome, foi feita especialmente para mim e eu vou sempre guardar!”, brincou Pedro.
Acompanhando todo o procedimento pelo monitor, a mãe de Pedro, Iara Cristina Passoni destaca que essa também é uma forma de amenizar os abalos psicológicos e facilitar para que os pacientes fiquem mais alegres e a vontade durante a radioterapia.
Se depender do esforço e boa vontade da família e, principalmente, da equipe da instituição, o garoto irá se recuperar e terá a garantia de um futuro promissor. “Eu vou vencer essa batalha”, comenta Pedro.
(Texto: Caroline Ferreira/ Imagens: Rafael Amaral)