Vigilância Sanitária fecha clÃnica de repouso em Jundiaà após encontrar irregularidades
A Vigilância Sanitária interditou, nesta terça-feira (9), uma clÃnica de idosos localizada no bairro dos Fernandes, em JundiaÃ. A clÃnica funcionava há cerca de um ano e tinha irregularidades com documentação, alimentação e espaço inadequado.
Segundo a Prefeitura de JundiaÃ, o local abrigava 13 idosos, mas não tinha licença de funcionamento. Os parentes dos idosos ficaram inconformados quando descobriram o tratamento que eles estavam recebendo dentro do local.
Na última inspeção feita pela Vigilância Sanitária foram encontrados diversos problemas relacionados a falta de documentação, condições inadequadas de espaço e de alimentação.
Uma mulher, que não quis se identificar, tinha uma parente internada no local. Ela contou que há algum tempo a famÃlia já percebia mudanças no comportamento da idosa.
“Sentimos que ela estava desprezada e abandonada nessa clÃnica, porque toda vez que os familiares iam visitar ela estava como se estivesse dopada”, alega.
A mulher ainda disse que a idosa não andava mais e, sempre que iam visitá-la, estava em uma cadeira de rodas. Assim que a famÃlia foi avisada que a clÃnica estava fechando, foi até o local buscar a idosa e a encontrou com diversas marcas no corpo, que supostamente teriam sido provocadas por agressão. Os ferimentos mais graves estavam nos pés.
A famÃlia registrou um boletim de ocorrência para denunciar os maus-tratos. “Eles não foram, em nenhum momento, transparentes com o que estava acontecendo em relação à minha avó”, reclama.
A Prefeitura de Jundiaà informou que a dona da clÃnica pode pedir a liberação do local assim que fizer as adequações necessárias e solicitar o licenciamento.
(G1; Imagem: Reprodução/TV Tem)