Campanha Maio Amarelo tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), dá início nesta quinta-feira (02) à campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. O objetivo é criar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil a fim de colocar em pauta a discussão sobre a segurança viária para e promover a redução do número de mortes no trânsito da cidade.
A cerimônia de abertura será no Paço Municipal, às 9h, com participação da Escola Divino Salvador, que montará um estande com exposição de um projeto de educação para o trânsito. Os laços que simbolizam o movimento serão entregues aos servidores e munícipes que passarem pelo local.
“Somente no primeiro trimestre deste ano, 16 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Jundiaí considerando rodovias e vias municipais. É um número elevado e, por isso, a conscientização é importante”, destaca o gestor Silvestre Ribeiro.
Como nos outros anos, também serão fixadas faixas de orientação nas principais avenidas da cidade. A Praça Conceição Aparecida (Praça das Noivas) será iluminada na cor amarela na primeira semana do mês. Outra atração são os mascotes Farolito (semáforo) e Faixolita (faixa de pedestres), que simbolizam a sinalização de segurança. “Ao longo de todo o mês, serão realizadas palestras em empresas e escolas com o intuito de conscientizar as pessoas de que um trânsito seguro”, acrescenta o diretor de Trânsito, Wlamir Lopes da Costa.
O Movimento Maio Amarelo visa promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito, qualquer que seja o modo. A escolha do laço amarelo tem como intenção chamar a atenção da sociedade para tratar os acidentes de trânsito como uma epidemia e, desta forma, estimular motoristas e passageiros a adotar um comportamento mais seguro e responsável para preservar vidas.
Empresas interessadas em serem parceiras do Maio Amarelo podem entrar em contato com a Divisão de Educação para o Trânsito e solicitar materiais de divulgação para entregar aos colaboradores. Mais informações pelo telefone (11) 4583-3306.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)