Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

No Dia Nacional do Turismo, algumas sugestões do que fazer na linda Jundiaí

Publicada em 08/05/2019 às 12:36

Nesta quarta-feira (8) , celebra-se Dia Nacional do Turismo e se pode dar muitas sugestões de como aproveitar a data se você está de folga, em Jundiaí, de 409 mil habitantes. Se não está, pense em usar o que for sugerido num final de semana.  Trata-se de uma das cidades mais antigas do Estado de São Paulo,  fundada em 1615. Fica a 762 metros do nível do mar,á a 57 km da cidade de São Paulo, capital do Estado, a 23º11’11” de latitude sul e 46º53’03” de longitude oeste,  e sempre tem uma temperatura amena e gostosa. Hoje, a temperatura caiu um pouco, em razão de uma frente fria vinda do litoral. A Serra do Japi é o xodó dos jundiaienses, declarada, pela Unesco, Patrimônio da Humanidade.

Para começar, pode-se dar como sugestão de visita, pontos de interesse, as igrejas mais antigas da cidade, como a Catedral de Nossa Senhora do Desterro, no centro; a Igreja de Nossa Senhora Aparecida da Imaculada Conceição, na Vila Arens – as mais antigas – ou a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça da Bandeira. Ou monumentos como a Ponte Torta, sobre o Rio Guapeva, no bairro do Vianello de onde se avista a Esplanada de Monte Castelo, onde estão o prédio do primeiro grupo escolar construído no Interior de São Paulo, o Siqueira de Moraes – hoje a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes. E o prédio da Câmara Municipal.

Seguindo pela Rua Barão de Jundiaí, a poucos metros da Pinacoteca, está o Cine Teatro Polytheama, restaurado, com 1200 lugares, que abrigou desde o início de sua história desde espetáculos circenses, concursos de rainha de carnaval e espetáculos teatrais até filmes clássicos nas décadas em que funcionou apenas como cinema. E a menos de um quilômetro, na mesma rua, você pode visitar o Museu de Jundiaí, no Solar do Barão, onde dom Pedro II era hospedado, pela família Queiroz Telles, quando visitava a cidade.  Além de ter acesso às exposições, você pode desfrutar do belíssimo jardim que funciona como quintal do Solar.

O município tem também belíssimos parques, como o Parque da Cidade, na Rodovia João Cereser e o Jardim Botânico, com acesso pela Avenida Frederico Ozanam, logo depois do SESC que também se transformou num ponto turístico. Outros parques estão nos bairros do Engordadouro, Eloy Chaves e Jardim do Lago.

Como sugestões gastronômicas, você pode visitar o Kioske da Roseira, que ganhou o prêmio de “Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí”, em 2018 ou cantinas como a Adega Maziero, onde se fez os vinhos que foram servidos aos papas João Paulo II e Bento XVI quando visitaram o Brasil. São breves sugestões. A cidade tem uma Rota oficial da Uva e do Vinho que você pode conhecer em detalhes pela internet clicando aqui.(ROTA DA UVA E DO VINHO DE JUNDIAÍ)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/08/no-dia-nacional-do-turismo-algumas-sugestoes-do-que-fazer-na-linda-jundiai-1/

Apoio