Sinais vitais de pacientes internados agora podem ser monitorados por radar
Um novo e revolucionário sistema de radar pode monitorar os sinais vitais de pacientes internados em hospital sem a necessidade de conectá-los a máquinas via fios e eletrodos. A tecnologia é 100% sem fio. O dispositivo é menor do que um smartphone, e quando conectado ao paciente, é capaz de registrar sua taxa de respiração e de batimentos cardÃacos por minuto a partir de ondas de radar super-sensÃveis, que são compiladas em seguida por sofisticados algoritmos incorporados em uma unidade de processamento de sinal digital integrado.
Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, desenvolveram o sistema inicialmente para monitorar pacientes com apneia do sono, detectando movimentos sutis do tórax, em vez de conectá-los a equipamentos em laboratórios por meio de inúmeros fios incômodos. Uma instalação do Instituto de Pesquisa do Envelhecimento foi utilizada para testar o dispositivo sem fio, sendo implantada em mais de 50 voluntários antes plugados a dezenas de fios e eletrodos para monitoramento dos sinais vitais. Eles relataram uma melhoria significativa da qualidade do sono.
Além disso, foi constatada uma precisão de 90% nos resultados coletados dos pacientes – isto é, o sistema via radar é tão eficiente quanto os equipamentos convencionais com fio. Os pesquisadores também estão explorando o uso da tecnologia para monitorar os nÃveis de atividade e sono de pacientes que estão em casa, distantes dos hospitais.
As vantagens do sistema de monitoramento de apneia incluem total privacidade, já que não são usadas câmeras de segurança, além de maior conforto e uso potencial em residências do que em clÃnicas de sono especiais. Além da apneia do sono, um distúrbio potencialmente grave em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite, o sistema de radar pode monitorar a sÃndrome das pernas inquietas, convulsões e outros tipos de distúrbios periódicos dos membros.
(Fonte/Imagem: Razões Para Acreditar)