Prefeitura e CPS e TVTEC diplomam alunos de abril; oferta já bate em 1640 vagas
A Rede TVTEC teve outra noite de gala, nesta terça-feira (14), com a entrega de certificados para as pessoas qualificadas nas 255 vagas oferecidas nos cursos de abril. A emissora, da Prefeitura de JundiaÃ, já ofereceu 1.640 vagas desde que começou a funcionar como a primeira escola pública gratuita do PaÃs em tecnologias digitais e produção audiovisual, em convênio com o Centro Paula Souza, em agosto de 2017. E no mesmo perÃodo certificou 1.117 pessoas em seus cursos. Só este ano – de janeiro a maio – foram oferecidas 870 vagas.
A novidade de abril foi o primeiro Curso Básico de Locução para Rádio e Televisão, ministrado pelo radialista Paulinho MaurÃcio, com mais de 30 anos de experiência no mercado.
“Foi uma experiência maravilhosa”, conta. “Vim de coração aberto, me preparei e a aceitação e o aproveitamento da turma, muito entusiasmada, superaram qualquer expectativa”, adianta.
Entre os qualificados na matéria, está Eduardo Cardoso, de 33 anos, com 40% da capacidade visual.”Aprendi muita coisa”, contou.
“Desde a locução para vendas num varejão, até a maneira de colocar a voz ou de fazer uma narração esportiva”, explica. “Estou muito feliz e meu projeto, agora, é conseguir emprego em uma emissora de rádio e fazer um bom trabalho, seja na área que for, como radialista”, acrescenta.
Eduardo – carinhosamente chamado de Dudu pelos colegas da turma – foi acompanhado, nos 14 encontros dessa turma, de três horas cada uma, pela mãe, dona Waldelis.
“Eu o acompanho em tudo que ele faz. É minha missão”, avisa ela. “O melhor de tudo foi que ele foi acolhido de uma maneira fantástica pela equipe da TVTEC, pelo professor e pelos colegas”, comemora. “Em nenhum momento ele foi discriminado por sua deficiência. Aqui todo mundo o tratou como um igual”, completa.
Nessa turma, ainda, a jornalista Graziela Avelar foi uma das pessoas que deu carona ao Eduardo e à mãe dele, no final das aulas, à noite.
“Ele foi um aluno fantástico, sempre entusiasmado. Um exemplo de superação para todos nós”, compara. “Sobre o curso e as oportunidades que oferece a TVTEC, fico impressionada. Eu vim para melhorar a minha fala, já que meu interesse era mais televisão. O professor me fez ficar apaixonada pelo Rádio”, garante.
Para a jornalista Mônica Gropelo, superintendente da Rede TVTEC – Fundação TVE JundiaÃ, o projeto de economia criativa e qualificação com cursos rápidos nas áreas de tecnologia e produção audiovisual, desenhado pelo prefeito Luiz Fernando Machado para revitalizar a emissora e dar a ela utilidade pública, “está consolidado”.
“Claro que há um caminho árduo a ser percorrido ainda. Mas quando existe um projeto como esse, a retaguarda do Centro Paula Souza e uma equipe qualificada como a da TVTEC, qualquer obstáculo é superado com facilidade”, avalia a profissional.
“E o que dá forças, energia, é ver seres gigantes, perfeitos e verdadeiramente completos como o Eduardo e a dona Waldelis, mãe dele. Conversei com eles e sai daquela conversa sabendo que são seres inteiros, espalhando sabedoria e sobra de generosidade por onde passam. Passaram por nós, felizmente, graças a Deus… ”
MAIS DEPOIMENTOS
O jovem Simão Lira, já fez três cursos – o primeiro, Fazendo Vlogger, com apresentador Márcio Miguel; Curta Metragem, com o professor SÃlvio Romão e o de Planejamento de MÃdias Sociais, com a jornalista Mariana Batista. “Estou recebendo a certificação dos cursos de abril. Todos eles foram qualificações importantes para o que pretendo fazer, especialmente atuar mais nas mÃdias, criar um canal no YouTube. O conhecimento que adquiri vai me ajudar nesses meus projetos”, avalia Simão que trabalha atualmente na área de Recursos Humanos.”Pretendo me qualificar na área de Comunicação, Marketing e mÃdias”, afirma.
A professora Flávia Curado já formou sete turmas, desde junho de 2018, na TVTEC, entre workshops e turmas de 40 horas. As turma de abril foi a de Prática de MÃdias Sociais. “A experiência tem sido maravilhosa. Você aprende técnicas novas. Você tem que estudar muito. Você aprende a lidar melhor com as pessoas”, comenta.
Flávia considera a ação da TVTEC importantÃssima, considerando-se a economia do PaÃs. “Essa forma de olhar e atender o mercado, servindo as pessoas, preocupada com as pessoas que estão iniciando, empreendendo, a TVTEC é um diferencial. Como é também para as pessoas que querem se reinserir no mercado”, conclui.
Para Gabriel Karner Oliveira, que fez o workshop de VÃdeos Corporativos, que no momento está desempregado, embora seja formado em Rádio e TV,o aprendizado vai agregar conteúdo à sua formação acadêmica. “Eu pretendo me desenvolver e trabalhar na área de audiovisual, em que me formei, atuando junto a empresas de pequeno, médio e grande porte, produzindo vÃdeos corporativos”, revela Gabriel.
(Por Pedro Fávaro Jr.)