Fisioterapeuta que mora em Jundiaí vence ‘Oscar’ do Pilates
Em noite de gala no Hotel Serra Azul, em Gramado (RS), aconteceu a premiação dos seis destaques do Contrology Awards, o único “Oscar” do Pilates do mundo, realizado pela VOLL Pilates, maior empresa de instrução deste método na América Latina. A fisioterapeuta Jéssica Ribeiro, natural de Poços de Caldas, mas que reside e trabalha em Jundiaí foi a vencedora na categoria Destaque Científico.
“Essa premiação representa o reconhecimento, não só do que tenho feito atualmente, mas também como uma recordação de toda minha trajetória profissional, que foi bem desafiadora”, conta Jéssica. Ela se formou em 2004 em Fisioterapia, e depois fez especializações em Pilates para patologias de coluna vertebral e para terceira idade. É gerontóloga desde 2011 e começou pesquisar a fundo a biomecânica do Pilates.
“Nesta época me encantei com uma estrutura nobre que temos, chamada fáscia. Sendo esta estrutura a grande mestra de toda orquestra corporal, portanto ávida por movimento, venho desde então me aprofundando nesse estudo e sua relação com o Pilates, grande instrumento de movimento corporal”, explica.
Em 2010, Jéssica publicou dois artigos: Pilates como abordagem terapêutica na sarcopenia: revisão integrativa; e Pilates Aprimorando o Equilíbrio do Idoso. “Esse prêmio é uma forma de agradecer as pessoas que me abraçaram e confiaram em mim piamente, desde o início, em especial minha tia Daise, meu marido Júnior e minha amiga Janaína Cintas”, acrescenta.
Os vencedores de seis categorias foram eleitos em votação on-line e premiados durante a Jornada Sul-Americana de Pilates. O prêmio tem esse nome pois o método foi batizado de “contrology” pelo próprio Joseph Pilates batizou seu método. “Nosso objetivo é prestar um reconhecimento oficial aos profissionais que mais se destacaram no ano”, explica o fisioterapeuta Rafael Juliano, diretor geral da VOLL Pilates, criadora da premiação.
A votação se encerrou em março; só era possível votar uma vez. Para cada categoria há algumas regras. Para a categoria Destaque Científico, o candidato deve ser brasileiro, residir no Brasil, ser formado e ter pós-graduação em Pilates, ter publicação sobre Pilates e ter atuado em alguma pesquisa.