Aids e Leucemia são ameaças também para felinos, diz especialista à RádioTEC
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Felina – Aids Felina (FIV) e Leucemia Felina (Felv) são ameaças para a saúde dos gatos.Pós-graduada em Medicina Felina, a médica veterinária, Ariane Bizestre, abordou os detalhes de cada doença em uma entrevista especial, dada à jornalista Denise Oliveira, no programa Pão na Chapa, da RádioTEC, primeira emissora pública do município na web, pertencente à Rede TVTEC, da Prefeitura de Jundiaí.
“Aids Felina é uma virose que causa queda de imunidade no felino, que tem um mecanismo de evolução muito semelhante ao da Aids humana por deixar o gato exposto a qualquer tipo de infecção”, explica a especialista. “A principal forma de transmissão é pela mordida de gatos doentes, animais de vida livre e que o proprietário desconhece que seja doente”, adianta.
Sintomas? O primeiro deles é a febre acompanhada de emagrecimento.” E aí começa a apresentar sintomas de doenças oportunistas que ocorrerão com a queda da imunidade, embora às vezes esteja até aparentemente saudável”, comenta doutora Ariane.
Sobre a Leucemia Felina, a médica veterinária informou informou ser também uma moléstia transmitida por vírus e ter como causa de transmissãoa mordida de animais contaminados.”A Felv costuma abater muito mais o animal do que a FIV”, compara.”O paciente com Felv tem um prognóstico mais agravado, tem uma sobrevida menor, por tratar-se de uma doença muito mais agressiva”.
OUÇA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA SOBRE A FIV E A FELV