Debea inicia mutirões de castração em bairros de Jundiaí
O Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), órgão da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), inicia os mutirões de castração no próximo dia 16 de junho, com mutirão no Jardim Novo Horizonte. O atendimento será animais registrados pelo serviço 156 e que aguardavam pelo procedimento. Ao longo do ano serão realizados quatro grandes mutirões em espalhados pela cidade, com capacidade de 200 cirurgias por evento, além de outros sete – até o final do ano -, com atendimento de 80 animais, na sede do Debea. A expectativa é alcançar 3 mil castrações neste ano.
Ainda estão previstos mutirões para os bairros Ivoturucaia (julho), Agapeama (setembro) e Jardim Tamoio ou Vila Comercial (dezembro). “O sistema de trabalho adotado no ano passado garantiu ótimos resultados e vamos estender o modelo para este ano, com atendimento da equipe na sede, pequenos mutirões além dos grandes, que serão realizados nos bairros”, explica a diretora do Debea, Talita Odara.
Até o mês de maio, as equipes do Debea realizaram 804 castrações entre cães e gatos. Os atendimentos foram realizados para a população que solicita o serviço pelo registro por 156 ou APP Jundiaí. A quantidade é equivalente ao trabalho realizado no ano passado, quando 802 animais haviam sido castrados nos cinco primeiros meses do ano.
O Debea ainda oferece atendimentos em consultas veterinárias e exames para animais de pessoas de baixa renda, além das ações educativas em escolas sobre a guarda responsável dos animais. Em 2018, o Debea realizou 2.434 castrações.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)