FMJ realiza palestra de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A data de 15 de junho foi instituída como o Dia Internacional de Combate à Violência Contra o Idoso pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade. O geriatra e professor, Dr. José Eduardo Martinelli, estará na Faculdade de Medicina de Jundiaí, no dia 15 de junho, sábado, às 9h, falando sobre o assunto. A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
Mas que tipo de violência contar o idoso existe?
Físico: Qualquer comportamento que inflija dor física sobre a pessoa idosa: empurrões, golpes, queimaduras, administração de medicação de forma abusiva, entre outros.
Psicológico: Qualquer ação que provoque dano psicológico na pessoa idosa: intimidar, infantilizar, humilhar, ameaçar, insultar, chantagear, desmoralizar, isolá-lo, retirar-lhe a reforma, entre outros.
Sexual: Qualquer contato sexual não consentido com a pessoa idosa.
Exploração material ou financeira: Uso abusivo de fundos, propriedades ou bens da pessoa idosa: uso, venda ou transferência de dinheiro, assinatura forjada em cheques e outros documentos financeiros /legais.
Abandono: Abandono da pessoa idosa por parte de quem tem a responsabilidade legal de lhe prestar cuidados.
Negligência: Omissão ou ineficácia na satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa: não procurar acompanhamento médico, não prestar uma alimentação adequada, não prestar cuidados de higiene, entre outros comportamentos.
Dados do Ministério da Justiça e Cidadania apontam que 77% das denúncias são por negligência. 51% por violência psicológica. 38% por abuso financeiro e econômico ou violência patrimonial. 26% por violência física e maus tratos.
Qualquer pessoa pode identificar maus tratos contra idosos, seguem alguns exemplos:
Idoso confuso, mas que família ou cuidador alega estar “esclerosado”; Doenças facilmente controláveis, mas que não melhoram por falta de tratamento adequado; Mostrar sinais depressão ou de ansiedade; Demonstrarem medo diante certas pessoas; Tornarem-se passivos e muito submissos e muitos outros que serão apresentados no próximo sábado.
SERVIÇO:
Palestra – Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Local: FMJ – R. Francisco Teles, 250 – Vila Arens II
Data: 15/06 – sábado
Horário: 9 horas
(Fonte: Assessoria de Imprensa FMJ/ Imagem: Pixabay)