Guarda Municipal de Jundiaà redobra atenção com balões na Serra do Japi
Em virtude do clima seco, a Guarda Municipal de JundiaÃ, passou a redobrar a atenção em relação a balões na Serra do Japi. Só neste ano, seis balões foram apreendidos na cidade, sendo que quatro deles caÃram no mês passado.
Na tarde do último domingo (23), um balão de cerca de 20 metros, que carregava uma bandeira de 40 metros, pegou fogo ao cair por cima de casas, comércios e a rede elétrica na Vila Rami, causando prejuÃzos aos moradores. Localizada no sudeste do Estado de São Paulo, a Serra do Japi conta com 354 quilômetros quadrados de área. Um balão que venha a cair e pegar fogo no local pode causar grandes transtornos.
A Guarda Municipal fiscaliza os balões que caem sobre a área urbana. Em entrevista à TV TEM, o subinspetor Paulo Cesar Guedes comenta que a equipe se divide para conseguir monitorar toda a área.
“Uma equipe é fixa e fica localizada no posto avançado. A outra equipe trabalha fiscalizando pelo videomonitoramento, que nos alerta e auxilia nos locais em que o balão possivelmente pode cair”, conta.
O subinspetor comenta ainda que, na intenção de ajudar, algumas pessoas podem acabar atrapalhando os trabalhos. “Quando chegamos ao local, temos que evacuar a área para que ninguém venha a se machucar. O balão causa grandes danos, tanto na área urbana quanto na área rural. É importante não se aproximar para que o trabalho seja feito sem riscos”, explica.
O trabalho da GMJ recebe auxÃlio do Corpo de Bombeiros em áreas urbanas. Além do monitoramento da guarda, qualquer informação e denúncia que possam ajudar os trabalhos podem ser feitas pelo telefone 153.
(Fonte: G1/Imagem: Reprodução/TV TEM)