Jundiaí tem atendimento especial no combate de álcool e drogas; ouça o podcast
Aproveitando a Semana Municipal de Reflexão sobre Drogas em Jundiaí, a Diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Ariane Goim Rios e a Coordenadora do CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Renata Lago, participaram da programação da RádioTEC na manhã desta quarta-feira (26), explicando um pouco das ações desenvolvidas pelo Comad – Conselho Antidrogas no município que atua na prevenção em diferentes níveis, e problematiza as questões com diferentes públicos. “O Comad é um espaço de deliberação de políticas sobre drogas, e quando falamos de drogas, falamos também de álcool e outras drogas”, explicou.
Renata que está à frente do CAPS ad, aproveitou para destacar a atuação da rede de atendimento do município quanto ao uso de álcool e outras drogas. “Jundiaí hoje apresenta uma rede de atenção psicossocial formada por alguns equipamentos. Temos no município 2 CAPS adultos, para transtornos mentais, e um CAPS infanto-juvenil, o CAPS ad faz parte dessa rede e atende todo o município, junto com uma equipe especializada que desde de 2015 passou a funcionar 24 horas com 10 leitos, além disso também conta com o atendimento diário com portas abertas”.
“Jundiaí é a prova de que é possível oferecer um cuidado à população sem necessidade de regime de internação, desde que a gente tenha uma rede eficiente”, comentou. Desde 2015, a cidade não faz nenhum encaminhamento para hospital psiquiátrico e isso é muito positivo, visto que quando se cuida do paciente dentro do município, próximo da família, do território onde mora, o resultado é assertivo.
Ouça aqui o podcast completo: