Prefeitura realiza desassoreamento do rio Jundiaí Mirim
A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), iniciou esta semana o desassoreamento do rio Jundiaí Mirim, em um trecho paralelo à avenida Humberto Cereser, no Caxambu. A expectativa é de que o trabalho seja concluído em duas semanas.
De acordo com a UGISP, trata-se de um serviço emergencial, amparado nas leis 12.651/2012 e 12.608/2012, que visa mitigar o risco de inundações tanto na faixa de rodagem quanto nos imóveis situados próximo ao canal fluvial. “Por se tratar de uma intervenção de interesse social, de utilidade pública e que visa também a preservação ambiental. Por isso, a autorização para o serviço pode ser concedida pela Defesa Civil”, explica o diretor de Planejamento da UGISP, Eduardo Valença.
A autorização concedida pela Defesa Civil permite o acesso pela vegetação rasteira da Área de Proteção Permanente (APP), de modo a causar o menor impacto ambiental possível na área. “Em situações de chuvas intensas, a água extravasa o leito do canal e escoa pela avenida, causando transtornos. O desassoreamento previne que esse tipo de situação ocorra”, completa Valença.
(Prefeitura de Jundiaí)