TVTEC atinge a marca de 2.650 vagas em cursos de economia criativa
Kalico Sprocatte, de apenas 20 anos, está concluindo o curso superior de Gestão de Eventos e já tem sua própria empresa: a 4SEventos, que atua em Jundiaí e região e foi consolidada graças aos nove cursos que ele realizou na TVTEC, todos gratuitos. “Conheci conceitos e me aprofundei em redes sociais, audiovisual, multimídia. Hoje minha visão de mercado é totalmente diferente, mais organizada e focada em divulgação e no registro dos eventos”, conta.
Ele é um dos mais de dois mil alunos que passaram pelos cursos da TVTEC, escola pública-municipal estruturada em parceria com o Centro Paula Souza, com funcionamento no prédio onde está a Fundação Televisão Educativa de Jundiaí. Implantada em 9 de agosto de 2017, a TVTEC começou com quatro cursos; hoje são 35, e já foram oferecidas, até agora, 2.650 vagas na área da economia criativa, que incluem desde mídias sociais, fotografia e audiovisual até empreendedorismo e design thinking. Todos gratuitos e pensados na troca intensa de aprendizado para quem é inciante ou veterano em busca de atualização.
Canal a cabo até 2016, a TVE original foi reformulada e transformada em TVTEC na atual gestão, tendo sua programação transportada para a internet em 2017. Os cursos tiveram as matrículas abertas no mesmo ano, sendo progressivamente ampliados conforme as demandas surgiam.
O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a importância da nova vocação da TVTEC na formação profissionalizante. “A palavra que define é pioneirismo. A TVTEC aproveita uma estrutura física já existente para permitir que os profissionais consigam se inserir no mercado de trabalho. Com muita criatividade e articulação, a TVTEC faz a condução responsável do recurso público e entrega oportunidade de capacitação profissional às pessoas da nossa cidade”.
A maioria das pessoas procura os cursos – que são totalmente gratuitos – em busca de atualização e reinserção no mercado de trabalho, dando inclusive início a seus próprios negócios, segundo a superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo. “A TVTEC oferece cursos voltados ao audiovisual, e o aluno é preparado para trabalhar em diferentes áreas. Isso vem ao encontro da reconfiguração da então TVE, determinada pelo prefeito, que propôs a melhor ocupação dos espaços públicos e maior participação da comunidade”, explica.
O casal Giselda Isabel e Rodinei Pelizola também aproveitou a oportunidade. Ambos estavam em uma fase de transição de carreira e queriam investir em algo novo. “Aos 50 anos, eu não tinha muita noção de redes sociais, e achei os cursos bem focados, sensacionais. Abriram meus horizontes”, conta Giselda, que fez, ao lado do marido, Instagram 40 (para maiores de 40 anos); seguiram-se Planejamento para Mídias Sociais e Empreendedores de Pequenos Negócios, este último em uma parceria com o Sebrae. Veio daí a loja online focada em perfumes e no mercado pet – www.sienashop.com.br – administrada hoje pelo casal. “Quero fazer muitos outros cursos ainda, eles agregam demais”, diz ela.
Multiplicados, os cursos passaram a ser mais ágeis; além dos já tradicionais com 40 horas de duração, desde janeiro deste ano passaram a ser oferecidos cursos rápidos, a partir de 4 horas. “A TVTEC é hoje um canal multiplataforma, que ampliou sua utilização e que traz um retorno concreto para a população. Resgatando o foco da TVE original, a TVTEC está mais educativa do que nunca”, diz Mônica.
Novidades
Para celebrar seus dois anos, a TVTEC promove no dia 31 de agosto, sábado, a TVTEC Experience, com uma maratona de workshops de 50 minutos de duração que serão realizados o dia todo, das 9h às 17h. Para se inscrever, é só ficar de olho nas redes sociais da TVTEC. E, no próximo dia 19 de agosto, será lançada a nova grade multiplataforma da emissora, com produção de videoaulas e 8 programas regionais – um deles produzido pelos próprios alunos da TVTEC.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)