Projeto permite visitar patrimônio histórico de Jundiaí pela internet
A iniciativa da UGC, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, teve início no final de 2017 e permite o passeio virtual gratuito pelos equipamentos culturais municipais.
A visita pelos detalhes pode ser feita sem sair de casa, com smartphones e tablets, e é integrada à plataforma do Google Maps, o que permite, inclusive, que o visitante acesse os espaços já a partir da rua em que se encontram.
Na noite dessa quarta-feira (28), foi apresentada a inclusão da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot ao projeto, já com a visita virtual disponibilizada.Ver prédios históricos sob todos os ângulos, em 360 graus, sem sair de casa: este é o projeto Patrimônio 360, apresentado à comunidade na noite desta quarta-feira (28).
O prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) descerraram a placa do Patrimônio 360 – Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot no Parque da Uva, durante cerimônia de abertura da 2ª Feira Científico-Cultural.
Até o momento, quatro são os equipamentos que podem ser visitados. São eles a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot, Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes e Teatro Polytheama. Basta acessar este link.
Segundo William Paixão, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, os próximos imóveis a serem registrados nesse formato serão o Bolão e a Ponte Torta. “Com isso, iremos possibilitar ao visitante não só visitar o local à distância como também obter, via QR Code, informações históricas sobre o prédio ou monumento”, explica.
Próximos eventos
O descerramento da placa nesta quarta faz parte da Programação do Mês do Patrimônio, que prossegue até este sábado, dia 31. Nesta sexta, haverá o lançamento da Feira nos Trilhos, no Complexo Fepasa, às 19h, com participação dos permissionários das feiras e varejões municipais. E para encerrar a programação, no dia 31, às 9h, será realizada a Caminhada Tour Jundiahy, com roteiro na região do Complexo Fepasa. Detalhes podem ser conferidos neste link.
(Fonte e imagens: Prefeitura de Jundiaí)