‘SuicÃdio: As Dores da Alma’ é diferencial na proteção à vida, diz coordenadora de estudos do CVV
A coordenadora nacional de estudos de desenvolvimento de voluntários (CVV), Elaine Macedo, é mais uma das convidadas do evento SuicÃdio: As Dores da Alma, evento a ser realizado nesta sexta (13), à s 19 horas, no Teatro Polytheama, destaca a importância da ação que tem iniciativa da Prefeitura de JundiaÃ, numa causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado desde 2016. “É fundamental. A abertura do diálogo sobre o tema da prevenção do suicÃdio, de modo educacional e esclarecedor, com zelo, responsabilidade e sensibilidade é diferencial em prol do viver e conviver saudável. Trata-se do nutrir relações fraternas e ampliar os fatores de proteção a vida. Sou grata enquanto cidadã, pessoa e ser humano ao perceber movimentos e espaços sérios e legÃtimos sobre as dores da alma humana e social”, comenta.
Sobre as ações desenvolvidas pelo CVV no auxÃlio de valorização à vida, Elaine ressalta que essas são formas colaborativas por um viver mais solidário. “Quanto mais conseguirmos nos relacionar de forma fraterna e solidária, comunicar, compreender, acolher com compaixão e empatia e confiar uns nos outros, nutrindo vÃnculos fraternos, mais sustentáveis nos tornaremos enquanto pessoas, famÃlia, organizações e sociedade”.
Na sexta-feira, ela vai propor reflexões sobre a necessidade dos vÃnculos fraternos, com base nos princÃpios do CVV – Uma Proposta de Vida. “Eu trago um pouco da importância da qualidade das nossas relações uns com os outros em favor da vida, da prevenção do suicÃdio, e o quanto esses vÃnculos fraternos podem funcionar enquanto acalento, enquanto aconchego, de proteção e o quanto são necessários à nossa vida, e aà fazendo uma conexão desses vÃnculos com os pilares que nos inspiram e nos movem enquanto instituição, organização e toda a rede e o voluntariado CVV”, finaliza.
O principal objetivo do Palco da Cidade: SuicÃdio: As Dores da Alma é dialogar e quebrar os tabus criados na sociedade sobre falta de vÃnculos na infância, automutilação na adolescência e solidão no adulto. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de JundiaÃ, numa causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado desde 2016. É promovido e realizado em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, CVV – Centro de Valorização da Vida, com produção da TVTEC e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (Ugirc), Unidade de Gestão de Cultura e Teatro Polytheama. E com apoio da PM, FMJ, HU, Hospital São Vicente, Escola Divina Providência, Centro Budista Kadampa e imprensa local. O encontro será gratuito e aberto ao público. Interessados devem retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro, no dia 12 de setembro, a partir das 10 horas.
(Por Pedro Fávaro Jr. e Caroline Ferreira)