‘Palco da Cidade: SuicÃdio: As Dores da Alma’ lota o Polytheama e tem abertura pungente
Uma reflexão sobre as dimensões e o sentido da vida. Breve, realista, positiva. Realçando a necessidade de se falar sobre o que dói na alma. Dialogar para vencer os conflitos. Música. Música suave, introspectiva na sequência. O Adagio de Tomaso Albioni enlevou o ambiente, executado de modo pungente e perfeito pelo Quinteto Japi, da Orquestra de Música de JundiaÃ, regido pela maestrina Cláudia Feres. Foi a partida para uma viagem de proteção e celebração a vida, na quarta edição de um dos eventos que está se tornando modelo para o Brasil, o Palco da Cidade, no teatro Polytheama, na noite desta sexta-feira (13). com um auditório lotado de pessoas interessadas e empenhadas em refletir sobre o assunto, desta vez SuicÃdio: As Dores da Alma.
Na sequência, um minuto de silêncio em respeito à dor daqueles que perderam entes queridos, por suicÃdio, outro momento de muita emoção e recordações. A jornalista Mônica Gropelo, superintendente da Rede TVTEC Jundia, iniciou os trabalhos da noite, recordando que mais uma vez o evento estava no ar pelo Facebook, YouTube e canal 24 da NET. Mônica convidou os interessados a interagirem, no auditório e também pelas redes sociais, com perguntas que um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), respondia quase em tempo real. Antes de chamar os convidados da noite para compor a mesa de trabalho, o prefeito Luiz Fernando Machado, que abraçou a causa da prevenção ao suicÃdio em 2016, fez um breve pronunciamento.
O prefeito recordou que a discussão sobre o assunto, quando ele deputado, começou na Câmara de JundiaÃ, fez elogios à sua equipe e fez agradecimentos a todos os participantes. Lembrou também do apoio ao assunto dado pelo atual presidente da Câmara, vereador Faouaz Taha. Recordou ainda que tudo começou com a busca da psiquiatra Maria Cristina De Stefano. “Ela tem deixado um legado importante para muitas famÃlias da cidade com seu trabalho em defesa da vida”, disse pedindo aplausos a ela que perdeu um filho pelo suicÃdio. E encerrou sua fala pedindo aplausos também ao CVV.
O principal objetivo do evento é dialogar e quebrar os tabus criados na sociedade sobre falta de vÃnculos na infância, automutilação na adolescência e solidão no adulto. Palco da Cidade é uma iniciativa da Prefeitura de JundiaÃ, numa causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado desde 2016. É promovido e realizado em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, CVV – Centro de Valorização da Vida, com produção da TVTEC e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (Ugirc), Unidade de Gestão de Cultura e Teatro Polytheama. E com apoio da PM, FMJ, HU, Hospital São Vicente, Escola Divina Providência, Centro Budista Kadampa e imprensa local. O encontro foi gratuito e aberto ao público. (Por Pedro Fávaro Jr.; Imagens: Viviane Tonetto)