Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Rede de Saúde providencia medidas para reduzir faltas em consultas

Publicada em 20/09/2019 às 13:16

Das 220 mil consultas oferecidas no primeiro semestre de 2019, 35 mil não foram realizadas. O motivo foi a falta do usuário sem o aviso prévio. O número de consultas seria suficiente para atender, durante seis meses, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Agapeama/Vila Esperança, Hortolândia e Fazenda Grande. Em busca de reverter o quadro, a Prefeitura de Jundiaí, tem adotado diversas medidas, a última, – frase de alerta no comprovante de agendamento – foi sugerida pelo Conselho Gestor da UBS Fazenda Grande à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Aviso com número de telefone da Central de Agendamento de Consultas tem por objetivo facilitar a comunicação em caso de necessidade de falta

“Faz parte das ações da UGPS buscar a redução das perdas em consultas e em exames. Várias ações foram realizadas e tivemos avanços, como a implantação do modelo acesso avançado na Clínica da Família no Novo Horizonte, que funciona com resolutividade de 85%, com as pessoas  sendo triadas e atendidas rapidamente. Em outros equipamentos, adotaram a medida de divulgar os índices de faltas no mural da unidade, e, recentemente, o Conselho Gestor da UBS Fazenda Grande se mobilizou para reverter os números negativos daquela unidade, que chegam a quase 30% em algumas especialidades”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Somente na UBS Fazenda Grande, no primeiro semestre de 2019 foram oferecidas perto de 10 mil consultas, número 5% maior que o oferecido no mesmo período do ano passado. No entanto, a perda média foi de até 21%. “Recebemos a informação sobre a quantidade de faltas dos nossos usuários e ficamos impressionados com as agendas não realizadas pela falta do usuário sem aviso. Isso prejudica o atendimento de todos, já que outra pessoa poderia ser atendida na vaga. Com a impressão do número da Central de Agendamento de Consultas (CAC) no comprovante, não há motivo para não informar”, comenta a conselheira Denise Baciga Soares.

A sugestão do conselho de incluir, no comprovante de agendamento, a frase “Em caso de falta, desmarcar a consulta com, no mínimo, 48 horas da data da consulta pelo telefone (11) 4531-8670” foi bem aceito pela população. Henrique Jaqueto de Oliveira, 52 anos, motorista, mora no Fazenda Grande há 16 anos, e faz o acompanhamento de saúde na UBS do Bairro. “Às vezes que precisei faltar, avisei. Não é certo tirar a vaga de outra pessoa. A impressão da frase com o telefone no comprovante de agendamento facilita muito. Assim não há desculpa para não avisar”, explica.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/09/20/rede-de-saude-providencia-medidas-para-reduzir-faltas-em-consultas/

Apoio