GMJ capacita em Libras os futuros integrantes da Corporação
Aprendizado possibilita o conhecimento, a habilidade e competência técnica para se dialogar com pessoas portadoras de deficiência auditiva, inclusive durante as abordagens
Buscar a capacitação e o aperfeiçoamento constante de seus profissionais representa um dos importantes desafios e compromissos da Guarda Municipal de Jundiaí que completa 70 anos de existência no próximo dia 24 de novembro: desafios, avanços, novas propostas e ações para garantir a segurança e o bem-estar da população.
O ingresso de 20 novos integrantes vem reforçar o efetivo, ampliando ainda mais a atuação das equipes nas ruas; a apresentação dos futuros agentes acontece no mês de aniversário da Corporação, e para isso o grupo finaliza o Curso de Formação de Guardas Municipais nas próximas semanas.
Dentre as disciplinas cursadas está o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras, ministrado pela GM Melo. Após 25 horas/aula sobre a legislação vigente; a estrutura gramatical em Libras; e conversação diária, esta semana houve o encerramento das atividades, com a prova prática em grupo (apresentação de música) – aplicando-se o conhecimento adquirido -, avaliada por Vinícius Schaefer (portador de deficiência auditiva) e Amanda Ballarin, fonoaudióloga e intérprete de Libras há 10 anos.
Importante ressaltar que além dos futuros guardas municipais, todo o efetivo passa por capacitação em Libras, seguindo as determinações do inspetor Benedito Marcos Moreno, comandante da instituição. “Durante a capacitação os alunos adquirem conhecimento, habilidade e competência técnica para o diálogo com pessoas portadoras de deficiência auditiva, inclusive durante as abordagens, facilitando a comunicação imediata, e o mais importante: promovendo a aproximação e integração. Estreitando os laços de amizade, característica do trabalho social realizado pela Guarda Municipal de Jundiaí, reforçou o graduado.
“O resultado com os alunos – futuros guardas municipais – foi excepcional, as interpretações foram feitas com as técnicas ensinadas mas também com muita emoção. Inclusive porque o conhecimento aliado à expressão fácil e corporal contribuem efetivamente para que a comunicação aconteça: a prática diária garante o bom resultado”, destacou a GM Melo.
(Prefeitura de Jundiaí)