Peama realiza Festival de Futsal no Romão de Souza
Professores do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Prefeitura de Jundiaí, reuniram na manhã desse domingo (27) quarenta alunos com Síndrome de Down ou deficiências intelectuais para participar do Festival de Futsal do Peama. O palco do evento foi o CECE Romão de Souza, na Colônia. Todos os anos o festival é realizado, sempre com uma equipe de fora de Jundiaí convidada. Este ano, uma delegação do Ituano marcou presença.
O Festival de Futsal não tem objetivo de definir um time campeão, outro vice e assim por diante, segundo o professor do Peama, Rafael Silveira. “Nossos atletas treinam a modalidade toda semana e foram orientados de que, aqui, a ideia é fazer amigos, sem o espírito de competição que eles demonstram quando iniciam um campeonato. Trata-se de uma atividade recreativa, mas que dará medalhas de participação a todos no final”, disse Rafael.
O evento teve seis times, divididos em dois grupos (1 e 2). Enquanto um jogava na quadra coberta do Romão de Souza, o outro atuava na quadra externa, cujo piso foi recentemente trocado pela Prefeitura, através da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL). Cada equipe jogou quatro vezes e cada duelo tinha dois tempos de sete minutos.
Dulcineia Regis Bernardo dos Santos, o filho e a nora acompanharam o jovem Gabriel Regis Bernardo dos Santos, de 23 anos. Com Síndrome de Down, Gabriel não via a hora de marcar gols, função da qual entende bastante segundo Dulcineia, sua mãe. “A euforia dele era tanta que mal conseguiu dormir nestes últimos dias esperando pelo festival. O esporte é tudo para o Gabriel”, admitiu.
‘No Paraná não tem Peama’
A mãe do rapaz fez questão de elogiar o trabalho do Peama. “No projeto, meu filho sente a inclusão de perto e é muito feliz praticando esportes. Moramos só há sete meses em Jundiaí. De onde viemos, em Curitiba, não tem um Peama”, revelou. “Estar neste tipo de evento é maravilhoso”, finalizou o artilheiro Gabriel, que também pratica natação, caratê e muay thai e faz musculação.
(Fonte e imagens: Prefeitura de Jundiaí)