Relógio da Cica e sirene voltam a marcar o tempo no Vianelo
Para os jundiaienses e apaixonados pela Terrinha Querida, o barulho do tic-tac de décadas de história, anuncia que o relógio da Torre da Cica voltou a funcionar. E para a surpresa de muita gente, a boa e velha sirene também foi recuperada pelo Fundo Imobiliário que é dono do espaço, onde antes era a fábrica da Cica.
“A intenção primária é dar continuidade a história da indústria Cica, com cunho de varejo e comercial, aberto ao público, de maneira sustentável. O relógio como é o marco da cidade, os empreendedores entenderam que precisava de restauração e devolver esse presente para Jundiaí, é o que a gente tem feito agora”, comenta Marcelo Possebon, representante do Fundo Imobiliário.
O investimento foi R$60 mil reais para a restauração do relógio, e mais R$100 mil para a infraestrutura elétrica. Todo o complexo que funcionava a empresa Cica já está em análise para o seu tombamento enquanto patrimônio histórico, como explica o diretor de Patrimônio Histórico de Jundiaí, William Paixão. “Embora o prédio ainda não esteja tombado, hoje ele já é um prédio protegido. Pertence ao inventário de patrimônio histórico da cidade e já te uma série de limitações para intervenções, reformas e recuperação. Qualquer que seja a análise, hoje já necessária a aprovação do Conselho”.
Hoje, o local representa um grande Complexo Industrial, entre os grandes prédios icônicos da cidade, assim como o Complexo Fepasa e Complexo Argos, e vai além, com uma questão afetiva com a própria formação da região da zona sul da cidade, onde muitas famílias se formaram por lá. Além disso, também projeta Jundiaí nacionalmente, como um local de importância econômica
E como presente de final de ano e de aniversário da cidade, a partir do dia 14 de dezembro, toda a Torre Cica passará a ficar iluminada. Os administradores farão um evento aberto a população, a partir das 16 horas.
Confira a reportagem: