Fundação Serra do Japi promove seminário de Educação Ambiental
A Fundação Serra do Japi promove no dia 10 de dezembro em Jundiaí o 5.º Seminário Pesquisas e Educação Ambiental da Serra do Japi – “Conhecer e aprender para preservar”. O evento acontece na própria sede da entidade, no bairro Santa Clara, e terá várias palestras com professores e pesquisadores renomados. Eles irão expor os trabalhos realizados na própria serra.
O seminário ocorrerá das 14 às 17h30 e está com inscrições abertas. “Quem participar do evento terá a oportunidade de entender melhor o que é a Serra do Japi e ter contato com professores e pesquisadores que têm trabalhos científicos muito interessantes”, afirmou a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.
“Os inscritos que amam a serra poderão ainda discutir neste seminário temas importantes e adquirir muitos conhecimentos, de forma acessível, sobre a fauna do local. A Serra do Japi é um grande patrimônio ambiental e cultural da nossa Região”, completou.
A programação do evento será aberta por Marcos Almir Pollenti, mestrado em Biologia Animal pela Unicamp e licenciado em Ciências Biológicas pela mesma faculdade. Das 14h10 às 14h40, ele abordará o tema “A história natural dos quatis na Serra do Japi”.
Em seguida (14h40 – 15h10), o assunto “Seleção de Planta Hospedeira, performance larval e descrição de estágios imaturos na Borboleta Mechanittis polyminia Casa Branca (Nymphalidae danainae)” será detalhado por Márcio Romero Marques Carvalho, doutor e mestre em Ciências e Ecologia pela Unicamp, além de bacharel em Biologia pela U.F.M.A.
Veja o restante da programação:
15h10 às 15h40 – Densidade da jaguatirica (Leopardus pardalis) na Mata Atlântica por meio de armadilhas fotográficas
Enrique Angel Sacagnhe Queralt – mestre em Biologia Animal pela Unicamp e bacharel em Ciências Biológicas pela USP (Campus Ribeirão Preto)
15h40 às 15h55 – Intervalo
15h55 às 16h25 – As Borboletas e a Serra do Japi
Junia Y. O. Carreira – bióloga, mestra e doutoranda em Ecologia na Unicamp
16h25 às 16h55 – Os impactos ambientais gerados pela romaria na estrada de Santa Clara – Jundiaí a Pirapora de Bom Jesus
Ana Lidia Abilgaard, Assis Loraim Ribeiro Coutinho e Ana Lucia de Souza Hansen – Gestão Ambiental – Fatec Jundiaí
16h55 às 17h25 – Perguntas e discussão
17h30 – Encerramento
A Fundação Serra do Japi fica na Avenida Atílio Gobbo, 4.600 – Santa Clara – Jundiaí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4817-8273.
(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)