Conselheiros Tutelares eleitos passam por semana de capacitação
Os 15 conselheiros tutelares e os membros suplentes, eleitos em outubro deste ano, passam, ao longo desta semana, por uma rodada de capacitações previstas por lei. Os integrantes, que irão compor os três conselhos municipais durante o mandato de quatro anos a partir de 2020, realizam entre essa segunda (2) e sexta-feira (6), no período noturno, encontros no Centro de Formação do Complexo Argos, com carga total de 15 horas.
As capacitações começaram com o encontro dos membros eleitos com o juiz da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí, Jefferson Barbin Torelli, e, representando o Ministério Público, a promotora Ana Beatriz Vieira. Ao longo da semana, serão também realizados encontros e palestras com psicólogos, advogados, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e, no encontro desta sesta-feira (06), com representantes dos Serviços do Sistema de Garantia de Direitos, como membros das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Promoção da Saúde (UGPS) e de Educação (UGE), da Diretoria Estadual de Ensino, da Delegacia de Defesa da Mulher e dos serviços de acolhimento, como o Família Acolhedora.
Os Conselhos Tutelares recebem apoio administrativo da Prefeitura, por meio UGADS. Representando a Unidade, a gestora-adjunta, Maria Brant, irá levar ao encontro desta sexta (6) uma fala de apresentação. “Será uma ocasião importante para apresentar o trabalho, a estrutura administrativa e os serviços ligados aos departamentos da UGADS, como as Proteções Sociais Básica e a Especial, bem como do trabalho que vem sendo desenvolvido para a construção da Política Municipal da Assistência.”
A cerimônia de posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 10 de janeiro do ano que vem, a partir das 10h, no auditório do 8º andar do Paço Municipal, que fica na avenida da Liberdade, s/n, Jardim Botânico.