Biblioteca de Jundiaí ganha exposição de autorretrato e etnias em janeiro
A Biblioteca Municipal de Jundiaí ganha no dia 3 de janeiro, a exposição de artes promovida pela ConsociaçãoArtística MISTA¸ um grupo de artistas experientes e iniciantes da cidade que irão mostrar trabalhos sobre as suas próprias genealogias e como se veem dentro dessas etnias, revelando a criação e a formação de cada personalidade baseada na sua cultura, crença, característica física, tendo a liberdade de expressar na sua arte o seu lado emocional, psicológico e físico, através do autorretrato.
Segundo uma das organizadoras, a artista Keli Paes, “vivemos hoje uma geração multimídia. A foto digital traz facilidade para colocar seu autorretrato em uma página social, porém nem sempre ela traz a realidade, potencializando apenas as características físicas para identificação da sua etnia. Nessa exposição cada autorretrato vai mostrar como o artista se vê e como se sente através de pinturas, fotografias, desenhos, colagens, escultura”.
O grupo pode se considerar o retrato do povo brasileiro, visto que tem uma mistura de etnias diferentes, descendentes de africanos, indígenas, europeus, asiáticos e árabes.“E mesmo sendo um povo tão miscigenado como o Brasil, e com várias culturas diferentes formando a nossa, como: a dança, música, língua, escrita, costumes, crenças e valores vinda de geração em geração, que pode também trazer dentro dessa criação um preconceito enraizado e doutrinado. Percebi a importância de trazer essa exposição, e quebrar essa barreira que divide povos, que separa culturas, que ofende crenças e que julga valores e caráter pela origem ou pela característica física. A história não pode ser apagada, mas ela pode deixar de ser oculta se mudarmos o olhar e o entendimento. Sem argumentos que “endemonizem” ou que exaltem uma cultura, apenas que ela seja respeitada. O livre direito de nascer já foi dado, que haja o livre direito de viver e a tranquilidade de se viver em paz, sem ter a obrigação de se ajustar ao que o outro define melhor ou mais bonito. É importante o seu autoconhecimento, o resgate da sua identidade e valorizar a sua imagem.”, finaliza Keli.
SERVIÇO:
Vernissage: 3 de janeiro de 2020 às 19h
Período: 3 a 31 de janeiro de 2020
Local: Biblioteca Municipal de Jundiaí – Complexo Argos
Realização: Consociação Artística Mista
Curadoria: Keli Paes
(Fonte: IO Comunica/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)