Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cultura: ações ampliam atividades, parcerias e economia em 2017

Publicada em 24/12/2017 às 10:08

Em balanço sobre o ano de 2017, no setor de Cultura, o gestor Marcelo Peroni, destacou como uma das mais positivas a transferência da Casa da Cultura de um imóvel alugado para o Complexo Fepasa, gerando a economia anual de R$ 144 mil com aluguel e com outras atividades antes descentralizadas, retomando-se a revitalização do patrimônio tombado, inclusive com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Inscrições para cursos do núcleo da SP Escola de Teatro em Jundiaí abrem já em janeiro

VISÃO POSSIBILITADORA

“A Unidade de Gestão da Cultura conseguiu realizar as ações que eram importantes e demandadas pela população. A situação de crise financeira que encontramos no começo da gestão trouxe também algo de positivo: enxergamos e viabilizamos a possibilidade das parcerias e a sensibilização das pessoas em colaborar no cuidado da cidade”, afirmou.

MAIS ESPAÇOS

Outra iniciativa de reestruturação, com economia e resultado, foi reforma dos espaços internos e dos jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão através de uma parceria com empresários, servidores e cidadãos, o que economizou aos cofres públicos cerca de R$ 80 mil. A revitalização trouxe novo projeto paisagístico para a área externa, que foi reaberta aos cidadãos após quatro anos de restrição.

A fim de incentivar a visita da população aos equipamentos culturais, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) também ampliou durante os fins de semana e feriados os horários de funcionamento do Solar, da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e do Museu da Cia. Paulista.

Já para o Centro das Artes, fechado ao público desde 2013, a UGC elabora um projeto para a captação de recursos. Por conta de falhas no projeto executivo anterior, a Unidade decidiu desenvolver uma nova versão e acrescentar um projeto cênico que atenda às necessidades da classe artística. Uma vez concluídas as obras, o espaço contará com duas salas de espetáculo: a Sala Glória Rocha, com 300 lugares, e outra com 80 lugares e um palco móvel, uma sala de ensaios, um centro de exposições, um piano de cauda no pátio, cafeteria, camarins, banheiros e elevadores.

NAS PLATAFORMAS

Atendendo à proposta de governo em plataformas, a UGC, que compõe com a unidade de Gestão de Educação a Plataforma de Educação e Cultura, lançou o programa “Laboratorium”, através do qual as horas de estudo dos educadores da rede puderam ser também cumpridas nos equipamentos culturais da cidade e durante as apresentações da peça “Comédia sem Título” pela Cia. de Teatro na Sala Jundiaí.

Com Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), a UGC realizou a 34ª Festa da Uva e V Expo Vinhos no Parque da Uva, que teve cerca de 160 mil visitantes; retomou o Sexta no Centro, com a nova proposta de edições temáticas e realização na praça Marechal Floriano Peixoto, a Praça do Coreto; e lançou durante o Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial a Rota Turística do Centro, que conta com 100 pontos de interesse histórico e já realizou um passeio ciclístico monitorado.

Geladeiras Literárias foram lançadas nos terminais urbanos da cidade

Com a Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT), foi lançado o Conexão Cultural, projeto de revitalização dos terminais urbanos da cidade através de propostas artísticas, que incluiu a iniciativa das “Geladeiras Literárias” abastecidas de livros para os usuários do transporte público.

LEIA TAMBÉM
Cultura lança “Geladeiras Literárias” nos terminais urbanos

Destacam-se também o lançamento do “Cultura nos Parques” com a Dae Jundiaí; o lançamento do projeto “Domingo no Parque”, no Parque da Uva; o lançamento do “Estação Jundiaí”, o primeiro núcleo da SP Escola de Teatro fora da capital; o “Concerto no Parque”, com a primeira apresentação da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), no Parque da Cidade.

LANÇAMENTOS E RETOMADAS

A fim de se aproximar, dialogar e entender as necessidades da classe artística da cidade, a UGC lançou em fevereiro o Café com Artistas, ocasião em que também anunciou o Cadastro de Artistas. Atualmente, o sistema online de divulgação de trabalho artístico já conta com cerca de 700 cadastrados.

Com a tradição das festas juninas, a UGC realizou os Festejos Juninos na Praça do Coreto, em parceria do Fundo Social de Solidariedade (Funss). Já em setembro, nos palcos do Teatro Polytheama e da Sala Jundiaí, foi promovido o 1º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju).

Também no Teatro aconteceu a volta do “Enredança”, do programa “Matinê no Poly” e do “Viagem Fantástica pelo Poly”, visita monitorada encenada pelo teatro centenário. Reformulado, o Encontro de Corais chegou à sua 28ª edição.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2017/12/24/cultura-acoes-ampliam-atividades-espacos-parcerias-e-economia-em-2017/

Apoio