Prefeitura investe em sinalização para melhorar segurança no trânsito
Com o objetivo de aumentar a segurança para pedestres e motoristas de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) implantou, de janeiro a novembro deste ano, mais de 48 mil metros quadrados de sinalização horizontal, além de 4.758 placas de regulamentação e advertência e 12 novos semáforos. Todos os serviços foram realizados utilizando recursos próprios da pasta.
Também como parte dos esforços para reduzir o número de acidentes no trânsito, a UGMT desenvolveu para 2018 projetos que incluem a manutenção da sinalização em três corredores de tráfego com maior índice de acidentes, revisão da sinalização em dez cruzamentos com maior índice de ocorrências, implantação de 16 lombofaixas em locais com elevada concentração de pedestres e implantação de oito semáforos com boteiras. Esses projetos serão custeados com a verba de R$ 1,8 milhão de um convênio com o Movimento Paulista de Segurança de Trânsito, do Governo do Estado.
De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Wlamir Lopes da Costa, a UGMT implantou no início desta gestão um novo modelo operacional com maior presença de equipes em campo, o que gerou um aumento do monitoramento do sistema viário principal da cidade a partir da remoção das interferências e atendimento mais eficiente das demandas. “Criamos rotas operacionais e colocamos agentes de trânsito em pontos fixos, nos cruzamentos com maior risco de acidentes ou problemas de tráfego”, acrescenta.
Segundo levantamento da Unidade, entre janeiro e novembro foram realizados 20.326 atendimentos operacionais (veículos quebrados, acidentes, acompanhamentos e sinalização de obras e eventos, operações próximas a escolas, ações de fiscalização, entre outras), 495 atendimentos a solicitações de remoção de veículos abandonados, 3.086 ações de fiscalização programadas de acordo com solicitações de munícipes e 1.334 análises e autorizações de eventos, obras e serviços em vias públicas.
Ainda de acordo com o diretor, foram realizadas inúmeras campanhas de educação no trânsito atingindo diretamente mais de 49 mil pessoas, com ações realizadas nas escolas municipais, terminais de ônibus e empresas (Campanha “Maio Amarelo” e “Semana Nacional do Trânsito”), Projeto “Na Pista Certa” em parceria com a Mapfre, Projeto “Sinal Amarelo” em parceria com o CREA, além de ações em hospitais com foco na orientação sobre o transporte seguro de crianças e blitz educativa para motociclistas.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí