Jundiaí é a 2ª cidade do Estado na criação de empregos em novembro
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quarta-feira (27), Jundiaí foi a segunda cidade do Estado que mais criou empregos formais em novembro, com 667 novos postos de trabalho (4.845 contratações ante 4.178 demissões). Trata-se do melhor resultado mensal do ano e o terceiro mês que apresentou saldo positivo.
LEIA TAMBÉM:
Cidades: Botânico atende 2,9 mil em programa de Educação Ambiental
O bom resultado está em linha com uma das prioridades desta gestão, que desde o início do ano tem focado na melhora do ambiente de negócios e atração de investimentos produtivos. “Tenho repetido sempre que o emprego é a melhor forma de distribuição de renda e, por isso, contribuir para facilitar a aprovação e execução de projetos que criem postos de trabalho em Jundiaí é nossa obrigação como poder público”, destaca Luiz Fernando.
O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante, destaca que a criação de vagas é fruto do início da retomada da aceleração da economia local. Segundo ele, a perspectiva para 2018 segue positiva. “A economia já começou a dar sinais fortes de reaquecimento e isso terá efeitos positivos no mercado de trabalho. A pedido do prefeito, temos focado em programas de capacitação de mão de obra, em parcerias com o Funss, Sebrae e Senac, para garantir que a demanda por trabalhadores seja atendida”, comenta.
Novas empresas
Somente com a chegada de grandes empresas à cidade este ano, cerca de 1,7 mil postos de trabalho foram criados. Entre as novas marcas instaladas no Município nos últimos meses estão a Pochet, Varian, Coexpan, Havan, Tauste, MRS, WAGO, Cavanna, Tenda e Voa SP. Além da melhora no cenário econômico, o número positivo é resultado também dos esforços desta gestão para atrair e manter os principais geradores de emprego instalados na cidade.
Desde maio, quando foi lançado o projeto “Café com o Prefeito”, o chefe do Executivo municipal tem se reunido com os CEOs e diretores das 100 maiores empresas para tratar da manutenção de suas plantas em Jundiaí, bem como para discutir expansão e projetos de cunho social.
Desburocratização
Também para estimular a abertura de novas empresas na cidade, a Prefeitura criou o GTT Competitividade, um grupo técnico de trabalho formado pelos gestores de Governo e Finanças, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Transporte e Mobilidade Urbana e pelo diretor-presidente da DAE, todas unidades envolvidas nos procedimentos para licenciamento de atividades no município. Depois de 90 dias de reuniões e discussões, o grupo irá definir medidas que serão adotadas a partir de então.
Segundo o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, entre as medidas que estão em análise para promover a desburocratização da Prefeitura estão a melhora no fluxo dos processos e a informatização de todos os procedimentos. “A ideia é que o empreendedor consiga acompanhar o processo eletronicamente para agilizar ainda mais o andamento”, destaca.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí