Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

ESEF Jundiaí tem vagas abertas para atividades de extensão

Publicada em 29/01/2020 às 17:37

A Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF) realiza, em 2020, as novas atividades de extensão com o objetivo de integrar o ensino e pesquisa junto à comunidade, em dois formatos.

Os Cursos de Extensão Universitária, com duração de 4 a 16 horas, contam com a proposta de divulgar conhecimento científico na área para profissionais e leigos interessados, promovendo assim a formação continuada. Há cursos gratuitos e outros com taxa de inscrição. Para o primeiro semestre do ano são previstos cursos de formação profissional continuada em Pilates, Voleibol e Clínica de Musculação.

Projetos de Extensão oferecem as mais variadas atividades físicas para a população. Qualquer pessoa pode se inscrever, desde que respeitadas as faixas etárias indicadas para cada projeto. Algumas atividades são gratuitas, em outras é cobrada uma taxa mensal.

Confira abaixo as atividades disponíveis:

Hidroginástica: Com aulas animadas e divertidas, a proporciona saúde, bem-estar e melhora na qualidade de vida para pessoas acima de 30 anos, e está em primeiro lugar na procura de atividades. Horários: segunda a sexta, em horários variados, entre 8h30 e 18h30.

Natação adulto: A natação tem por objetivo a aprendizagem da modalidade e a sobrevivência ao meio aquático. As aulas são realizadas na piscina coberta e aquecida, com profundidade entre 1 e 2,20 metros e direcionadas para o público acima dos 18 anos, com turmas de 5 a 10 alunos, divididos entre iniciantes e avançados. Horários: segunda a sexta, em horários variados, entre 8h30 e 18h30.

Natação para pais e filhos

Natação para pais e filhos: O projeto inovador tem a finalidade de desenvolver as habilidades aquáticas de crianças entre 5 e 10 anos, perdendo o medo e abrindo portas para a vivência do espaço e o movimento na água com ajuda dos pais – cuja presença e participação ativa nas aulas é obrigatória. As aulas são realizadas em 3 módulos com 8 aulas cada. Horários: segunda a sexta, em horários variados, entre 8h30 e 18h30.

Natação funcional: Destinado aos adolescentes e adultos que já sabem nadar e querem praticar a natação em um ambiente tranquilo com orientação esporádica, seguindo plano de treinamento individual elaborado pela equipe. Para participar é necessário ter acima de 14 anos. Horários: segunda a sexta, em horários variados, entre 8h30 e 18h30.

Vencer o medo

Vencer o medo: O projeto foi criado para atender adultos e idosos que gostariam de usufruir de atividades em piscinas, rios, lagos, e mares mas não conseguem aderir às opções de lazer e atividade física por medo da água. O método, baseado em evidências científicas, conta com o elemento-chave: a atuação de um acompanhante. Horário a consultar.

Treinamento resistido: Aproveitando a estrutura do laboratório de treinamento resistido, a ação atende adolescentes e adultos a partir de 14 anos, praticantes ou novatos, mas atende também idosos e pessoas com demandas específicas tais como fortalecimento de certas regiões do corpo para prevenir alterações posturais, prevenir osteoporose, emagrecimento (balanceamento da composição corporal), condicionamento físico para as atividades diárias, combate à perda de massa muscular em função do envelhecimento, etc. Os objetivos do treinamento variam de pessoa para pessoa, e um diagnóstico preciso e abrangente permite compor planos de treinamento individualizados. Horários: segunda a sexta, em horários variados, entre 8h30 e 18h30.

Treinamento funcional: A modalidade que vem sendo muito praticada no Brasil, atende um público mais amplo que procura exercitar-se de forma mais dinâmica e variada, com a proposta de trabalhar o corpo como um todo. Para participar é necessário ter 14 anos ou mais, com ou sem experiência na modalidade. Horários: segunda a sexta-feira em horários variados entre 8h30 e 18h30, em locais variados.

Ballet Clássico

Ballet Clássico: O projeto tem o intuito de proporcionar a vivência na modalidade para a população infantil. O ballet estimula o condicionamento físico, expressão corporal, musicalidade, coordenação motora, leveza nos movimentos, boa postura entre outros benefícios. Para participar é necessário ter entre 5 e 14 anos. Horários: segunda a sexta-feira em horários variados entre 8h30 e 18h30, na sala de dança.

Pilates Solo: Com o intuito de promover uma atividade física que trabalhe as individualidades de cada pessoa promovendo uma melhor qualidade de vida o projeto Pilates Solo busca atender a população com mais de 18 anos, com sobrepeso, terceira idade, e pessoas com necessidades especiais, que procuram uma tonificação muscular e melhora da condição do sistema de sustentação e do controle postural. Horários: segunda a sexta-feira em horários variados entre 8h30 e 18h30, na sala de artes marciais.

Dança Esportiva

Dança Esportiva: Sendo desenvolvido desde 2004, esse projeto já formou vários casais campeões em competições de Dança Esportiva no Brasil, modalidade em que a ESEF é pioneira nacional. A Dança Esportiva é a vertente competitiva da Dança de Salão e competições são disputadas no mundo há mais que 100 anos. Pauta-se pela beleza, domínio técnico e criatividade dos atletas na pista nas mais diversas danças, em pares de gêneros diferentes ou não, ou em grupos, seguindo regras e critérios de arbitragem oficiais. As aulas do projeto acontecem em grupo e as inscrições podem ser feitas, em pares ou não, por todas as pessoas acima de 12 anos, inclusive pessoas com deficiência. As aulas são gratuitas. Horários: segunda a sexta-feira em horários variados entre 8h30 e 18h30, na sala de dança.

Esse semestre será oferecido um horário especial para duplas mistas ou do mesmo gênero (mulher com mulher ou homem com homem) para preparar-se para participar nos Masters Games Panamericanos, em setembro no Rio de Janeiro, para disputar várias danças, entre elas Forró e Samba de Gafieira. O horário desse projeto será fixado conforme a demanda do grupo assim que estiver formado.

Avaliação física: Com um atendimento individualizado e personalizado o projeto de Avaliação Física busca apontar ao indivíduo o seu real estado físico, por meio de testes como IMC (percentual de gordura), RCQ, medidas corporais, dobras cutâneas, teste de flexibilidade, força e resistência. A Avaliação Física é uma ferramenta muito importante para especificar o tipo de atividade que melhor se encaixa no perfil individual, permitir a prescrição adequada do programa de treinamento e acompanhar a evolução, para assim atingir o objetivo pessoal com máxima eficiência. Horários: individuais, agendados na Central de Extensão.

As inscrições podem ser feitas todos os meses na Central de Extensão da ESEF (Bloco C), no Conjunto Esportivo Nicolino de Lucca (Bolão) – Anhangabaú, ou pelo telefone (11) 4805-7959, diariamente, das 12h30 às 19h30, entre os dias 1 e 15 para os projetos contínuos, e continuamente para os projetos esporádicos, até a formação de uma turma. Para fazer a inscrição, deve ser apresentado RG, CPF, comprovante de endereço e, no caso de pessoas com 70 anos ou mais, atestado médico confirmando a aptidão para a prática de atividades físicas. Menores de idade, devem ter autorização do responsável.

Para os alunos da ESEF a participação nas ações pode acontecer como usuário ou voluntário, prestando apoio e suporte aos bolsistas em sua atuação pedagógica. Vale lembrar que nessa escolha, o voluntário decide os dias e horários em que pretende participar. Para os estudantes que desejam atuar como bolsista, haverá desconto na mensalidade do curso de graduação ou pós, pela atuação em tempo determinado, chegando até 100% de desconto. A seleção será realizada por processo seletivo, realizado pela Coordenação de Extensão. As variadas atividades estão abertas à população, desde que respeitadas as faixas etárias indicadas para cada projeto. Os interessados devem realizar a inscrição com RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico. 

(Fonte/ Imagem: Assessoria de Imprensa)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/01/29/esef-jundiai-tem-vagas-abertas-para-atividades-de-extensao/

Apoio