Rita Wu, pesquisadora do mundo maker, visita TVTEC
A arquiteta de formação, designer e pesquisadora Rita Wu, figura inquieta no mundo maker, visitou a TVTEC Jundiaí na última quinta (30), a convite da Unidade de Gestão de Governo e Finanças da cidade, com intuito de estreitar a relação com o Projeto do Campus de Inovação e Tecnologia de Jundiaí.
Com experiências em diversas áreas, Wu explora a relação entre o corpo, espaço e tecnologia, investigando a expansão que a tecnologia pode trazer para a percepção espacial por meio das interfaces. “Desde de 2006, 2007, eu pesquiso e trabalho na área da cultura maker, aplicação digital. Em 2014, passei a trabalhar com tecnologia biológica também mas sempre na área de pesquisa e desenvolvimento. Atuei na Secretaria de Cultura de São Paulo e de 2017 a 2019 na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia como diretora da Rede FAB LAB LIVRE SP”, comenta.
Acompanhada de Jones Martins, Diretor da Unidade Central de Entregas, Rita chega à Jundiaí com a proposta de agregar e somar ao lado das ideias já constituídas na cidade. “Ela topou ajudar a gente no projeto do Campus Jundiaí, que consiste no nosso ecossistema de inovação da cidade. Nós levamos ela para conhecer alguns espaços públicos e trabalhos já desenvolvidos. Começamos no Fab Lab, a TVTEC com todos os produtos e serviços, a FMJ onde em breve teremos o primeiro coworking de saúde pública de Jundiaí e depois fomos para o Complexo Fepasa”, destaca.
O cientista jundiaiense Gabriel Gelli Checchinato que também esteve na visita, foi o responsável por fazer a ponte entre Rita e os responsáveis pelos projetos de tecnologia na cidade. “O Gabriel participou de algumas batalhas makers, de construtores, que inventam novas coisas. Na última edição ele foi o vencedor, e ela era a jurada. Fizeram amizade e ele a trouxe para Jundiaí. Ela é uma grande entusiasta e a sua experiência vai agregar bastante”, explica Jones.
“Nós ficamos encantados em receber o Gabriel Checchinato, um jovem cientista de Jundiaí e a Rita Wu, pesquisadora e especialista do mundo maker. Eles vieram conhecer o nosso projeto, ficaram impressionados e para nós é importantíssimo ter a opinião e a visão das pessoas que sabem o que tem sido produzido lá fora. Ficamos felizes em saber que a TVTEC passou por uma transformação que está sendo positiva e produtiva para Jundiaí, e essa é a nossa missão: transformar e produzir oportunidade no mundo da economia criativa”, ressalta a jornalista e superintendente, Mônica Gropelo.
(Por: Caroline Ferreira)