Placas padrão Mercosul entram em vigor hoje (31) em todo o paÃs
Começa a valer nesta sexta-feira (31) o prazo para uso obrigatório da placa do Mercosul em veÃculos de todos os estados. Elas se tornam obrigatórias apenas para carros novos e em situações que exijam a troca, como mudança de municÃpio e quando o item é danificado ou furtado.
Nas outras situações, a troca da placa cinza pela do padrão Mercosul não é obrigatória. Com isso, os carros com a atual placa cinza podem continuar assim até o fim da vida útil do veÃculo.
O novo modelo apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no paÃs, com três letras e quatro números. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veÃculos no Brasil, pode levar por mais de 100 anos.
O Ministério da Infraestrutura disse que as novas placas devem ter custo semelhante ao das placas cinza. “Está próximo. Vai sair praticamente pelo preço da antiga. Mais para frente, até mais barato”, afirmou recentemente o ministro TarcÃsio de Freitas. Em São Paulo, por exemplo, a placa deve custar R$ 138,24, o mesmo valor já cobrado para a placa cinza.
Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veÃculo: preta para carros de passeio, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, verde para veÃculos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prata para veÃculos de colecionadores.
Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso à s informações do banco de dados do fabricante e estampador do produto. O objetivo é controlar a produção, logÃstica, estampagem e instalação das placas nos respectivos veÃculos, além da verificação de sua autenticidade.
(Fontes: G1; Agência Brasil/ Imagem: Portal Tudo)