Homem de Ferro de Jundiaí volta ao trabalho com carteira assinada
Ele esta de volta ao mercado formal de trabalho. Fez o teste e a entrevista em uma loja de Jundiaí e foi contratado. Estava desempregado há um ano e dez meses. “Foi o período que fiquei sem registro na Carteira Profissional”, recorda Antony Zago. Nesse tempo, além de animar festas com o personagem Homem de Ferro, o Iron Man criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby, cujo nome é Antony Edward (Tony) Stark, Antony Zago sobreviveu fazendo apresentações em locais públicos. Mas o nome, ele jura, é pura coincidência. “Sempre fui fã do Homem de Ferro antes mesmo de saber o nome do personagem, mas reconheço que a coincidência ajudou bastante”, confessa.
“Interpretar o Homem de Ferro me ajudou bastante, mas foi minha última alternativa”, conta emocionado.”Eu nunca tinha ficado desempregado tanto tempo. Jamais vou me esquecer o quanto interpretar esse papel me ajudou nesse tempo de desemprego”.
O maior estímulo para as performances, como alternativa de renda, veio da mãe, dona Áurea e da noiva, Patrícia. “Elas foram o meu chão. Não me deixaram desanimar”, revela. “Graças a Deus voltei à minha profissão de origem que é vendedor e que gosto muito”, ressalva. Ele também foi ajudado por dois companheiros, Charles e Eder, para vestir e desvestir a armadura. “Sem eles, não sei como teria sido”.
Uma das coisas que mais impressionou Antony Zago nesses 22 meses foi a curiosidade das pessoas pela identidade dele, nos pontos em que ele se apresentava.”Essa foi a parte boa. No mais, precisei aprender a trabalhar em locais perigosos como vias públicas, no dia a dia.”O que senti foi um respeito muito grande da parte das pessoas, independente de ajudarem”, explica.”Talvez uns 3%, menos até dessa gente, achavam ruim, não gostavam, mas sem reações exageradas”, acrescenta. Revela que é de Cabreúva. Mas que a acolhida e o apoio recebidos em Jundiaí o salvaram quando mais precisou. “Minha gratidão a Jundiaí será eterna”, garante.
O Tony Zago agora vai virar Tony Stark nos finais de semana de folga, para animar festas e convenções e complementar a renda. O próximo passo agora é investir aos poucos em novos personagens.”Eu vi que isso é possível, consigo ir adiante, mas preciso investir, estudar. Disso que vou correr atrás agora”. (Por Pedro Fávaro Jr.)
ASSISTA REPORTAGEM DA TVTEC COM O HOMEM DE FERRO DE JUNDIAÍ
https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/932497047109221/