Economia: volume de vendas cresce 8,4% em Jundiaí
O volume de vendas do varejo ampliado paulista cresceu 3,5% de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2016, segundo pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A maior taxa de expansão no período se deu em Jundiaí, com 8,4%.
LEIA TAMBÉM:
Economia: salário mínimo será de R$ 954 a partir de 1° de janeiro
Além de Jundiaí, as maiores taxas de expansão no período se deram nas seguintes regiões: Sorocaba e Vale do Paranapanema (6,9%), Ribeirão Preto, Baixa Mogiana e Franca (6,9%) e Araraquara (5,9%).
“É mais um dado positivo para Jundiaí e que aponta para a retomada da economia, mesmo que gradualmente”, afirma Elton Monteiro, presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACEJ). “O índice de confiança do consumidor também vem subindo. Demonstra que as pessoas estão mais confiantes para comprar e isso é muito bom para o varejo.”
Os dados da pesquisa abrangem o varejo ampliado, que inclui o desempenho de concessionárias de veículos e lojas de materiais de construção. No varejo restrito ― que não contabiliza essas duas categorias ―, o crescimento das vendas no Estado nos dez primeiros meses de 2017 foi menor (2,6%).
Bens duráveis
De janeiro a outubro de 2017, a maioria das atividades econômicas apresentou elevação das vendas (frente a igual período de 2016), com destaque para as que comercializam produtos de maior valor: lojas de departamento, eletrodomésticos e eletrônicos (15,3%); autopeças e acessórios (11,1%); concessionárias de veículos (9,6%), lojas de móveis e decorações (9,5%).
Fonte: Associação Comercial Empresarial Jundiaí (ACE)