“Café com empresários” inicia nova temporada de reuniões
Representantes de duas empresas estiveram presentes, nesta quinta (5), no primeiro café da manhã do setor produtivo no ano de 2020. Realizado desde 2017, com a presença do prefeito, os cafés reúnem empresários e gestores da administração municipal para uma conversa, onde são ouvidas demandas e trocadas informações para alavancar o setor econômico na cidade.

O prefeito deu encaminhamento às demandas, reforçando inclusive a possibilidade de parceria com a Fatec para formação de mão de obra especializada
O prefeito recebeu o diretor comercial da Alpino, Fabio Alonso, e os diretores da Trimplas, Ralph Herold e Gabriel Herold. Entre os temas abordados, estiveram a formação de mão de obra especializada no município e o reforço em linhas de ônibus que atendem às empresas.
O paulistano Ralph está há 29 anos em Jundiaí, e a Trimplas, de perfilados plásticos, foi instalada na cidade há 22 anos. “É a primeira vez que participo de um encontro com o prefeito e gostei, foi muito produtivo “, disse.
Fábio Alonso, da Alpino – empresa com 64 anos de tradição em produção e venda de conjuntos tubulares e tubos curvados para indústrias automotiva, linha branca (fogões), construção civil e agrícola, em Jundiaí desde 1994 – agradeceu o convite e contou que, há algum tempo, teve uma reunião de negócios com a prefeitura de uma cidade de Minas Gerais. “Posso dizer que não há nada parecido com a estrutura que encontrei na administração de Jundiaí, cidade que escolhemos para instalar nossa empresa. Vocês estão de parabéns pelo atendimento que prestam, superou nossas expectativas”, afirmou.
O prefeito deu encaminhamento às demandas, reforçando inclusive a possibilidade de parceria com a Fatec para formação de mão de obra especializada. “Costumo dizer que cidade boa é a cidade que tem empregos. Temos hoje mais de 1.300 empresas, sendo 169 multinacionais, instaladas em Jundiaí, e é função da administração municipal entender suas demandas para alavancar o desenvolvimento econômico”, afirmou.
Também esteve presente ao encontro o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que destacou que a formação de mão de obra, cada vez mais, será focada nas necessidades específicas do empregador. “Nosso objetivo é oferecer capacitação quase ‘on demand’, também garantindo a empregabilidade”, afirmou.
O primeiro café do ano também contou com a presença do gestor da Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante; da Casa Civil, Gustavo Maryssael; Julio Cesar Durante, diretor do Departamento ao Comércio e Serviços; Gilson Pichioli, diretor do Departamento de Fomento à Indústria; Francine Picardi, do Fundo Social de Solidariedade; e o assessor especial de Cooperação Internacional da Prefeitura de Jundiaí, Carmelo Paoletti Neto.
Encontros com o setor produtivo
Desde o início da atual administração, têm sido realizados, semanalmente, encontros com o setor produtivo – os “cafés com o prefeito”, nas manhãs de quinta-feira, no Paço Municipal.
Em 2019 foram realizados 33 cafés da manhã, reunindo representantes de 45 indústrias, um condomínio industrial, dez instituições e oito de comércio e serviços. Somando-se os cafés realizados em 2017 e 2018, já são 133 cafés, com mais de 200 empresas e entidades participantes.
(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)