Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Esportes: surfista nascido em Jundiaí pode ter pegado onda recorde

Publicada em 09/01/2018 às 17:22

Pedro Fávaro Jr.

Big Surf, swell, mar grande, WSL … Nesse rumo vão muitas outras expressões que para os mortais comuns como eu, só ganham significado quando bem explicadas. Claro, ver um jovem de 38 anos, deslizando a partir do topo de uma onda de mais de 30 metros de altura, na Praia de Nazaré, em Portugal, é um discurso que fala a qualquer coração (sensível) considerando que todos nós buscamos realizar sonhos e vencer o impossível.

Primeiro contato com a Praia de Nazaré foi em 2013

Parece simples, parece fácil e dá até vontade de pegar a onda com ele. Ainda mais sabendo que o atleta é da terrinha, nascido em Jundiaí e que cresceu e mora no Guarujá. Mas, calma! Isso é só para profissionais treinados. Capazes de, como Rodrigo Augusto do Espírito Santo – o Rodrigo Koxa – superarem traumas e, depois de dois anos de um acidente forte, enxergar os medos pequenininhos lá embaixinho da onda gigante.

Faz nove anos que Rodrigo participa do WSL XXL Big Waves Awards, a disputa para saber quem pegou a maior onda, na temporada de ondas gigantes sempre dada por terminada em 21 de março, marco final do inverno no Hemisfério Norte. Para participar, todo ano você precisa primeiro subir e navegar numa dessas muralhas de milhões de metros cúbicos de água salgada. E antes treinar, treinar e treinar… Depois no último sábado de abril, na Califórnia, é concedido o Oscar para aqueles que surfaram as cinco maiores ondas do ano.

“A natureza pode fazer prodígios e surgir outra onda grande, mas até agora a onda que surfei é a maior”, conta Rodrigo. “Estou atento para qualquer outra que aparecer”, acrescenta.

Tudo com muita tranquilidade, mas Rodrigo recorda que de 2014 até a abertura da disputa na temporada 2017/18, as coisas não foram bem assim. Ele teve que se livrar do trauma e dos medos produzidos por um tombo, que na mesma Praia de Nazaré, quase o levou a desistir.

Rodrigo: determinação para vencer trauma de um grande tombo e foco para ganhar a onda de sua história

Desafiar grandes ondas, num mar grande tem um preço alto. Rodrigo foi cobrado. E decidiu vencer o trauma com coach, treinamento em programação Neurolinguística, terapia e retomada dos treinamentos. Focou em voltar e subir na maior onda da sua vida.

Seu trabalho e o respeito pelo mar fizeram com que recebesse de volta o que pediu: a grande onda, no dia 8 de novembro de 2017. “A história toda vai virar livro. Já estou trabalhando nele”, adianta para a Rede TVTEC.

Se nada mudar até terminar abril, ele está cotado a ter surfado a maior onda da temporada. A medida exata e oficial da onda sai no fim da disputa. Mas, na média, as elas atingem até 24 metros. Raras são as ondas como a que Rodrigo teve a paciência de esperar, a sagacidade de encontrar, combinadas à perícia e a fortuna de conquistar. Então, daqui, resta para todos nós torcermos forte para que ele surfe também na crista da premiação, na Califórnia, em abril.


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/01/09/esportes-surfista-jundiai-pode-ter-pegado-onda-recorde/

Apoio