Einstein, Gerdau e Ambev vão construir hospital com 100 leitos
Em meio ao avanço da pandemia do novo coronavÃrus pelo paÃs, a Prefeitura de São Paulo uniu forças com a Ambev, a Gerdau e o Hospital Israelita Albert Einstein para construir um novo centro de tratamento para a Covid-19. O hospital receberá 100 novos leitos comuns que atenderão o público exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em um anexo ao Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, na zona sul de São Paulo, onde o Einstein já é responsável pela gestão.
Segundo comunicado à imprensa, as obras começaram nesta terça-feira (24) e a nova área terá seus primeiros 40 leitos entregues em 20 dias. A nova unidade de saúde continuará operando após a pandemia, pois será entregue à Prefeitura de São Paulo e passará a integrar a rede pública de saúde do municÃpio.
O custo do empreendimento está estimado em R$ 10 milhões e os organizadores buscam mobilização de mais empresas para transformar os leitos comuns em estruturas de UTI.
De acordo com comunicado da Ambev, a fabricante de bebidas, que fará a gestão do projeto e arcará com os custos de construção, informa que os leitos serão estruturados a partir de técnica de construção modular, criada pela Brasil ao Cubo, uma construtech brasileira.
Essa técnica permite entregar obras em caráter definitivo e com velocidade que já que é quatro vezes mais rápida do que uma construção comum. Já Gerdau providenciará a estrutura metálica da construção. O aço fornecido pela empresa é a principal matéria-prima para o método construtivo escolhido.
O Hospital Israelita Albert Einstein ficará com a gestão do atendimento e enviará a nova unidade, aproximadamente 200 profissionais, entre médicos e equipe multidisciplinar, para atendimento 24h.
A administração explicou que os novos leitos não serão para casos graves, mas sim para pacientes estáveis, com discreta insuficiência respiratória, mas que de alguma maneira necessitam internação. O Hospital tem, atualmente, 91 pacientes, sendo 50 confirmados e 41 suspeitos para a Covid-19 – 26 estavam na UTI.
A nova estrutura será montada no estacionamento da Unidade Morumbi, na Zona Oeste da capital paulista, e terá 30 leitos de clÃnica. Haverá mais 120 leitos, que ainda estão em negociação e serão montados em áreas externas.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, nesta quinta-feira (26), novos dados do coronavÃrus no Brasil: são 2.587 casos confirmados (Sars-Cov-2) com 61 mortos. A maior parte das mortes, 48 delas, ocorreu em São Paulo. De acordo com o pesquisador do Instituto de FÃsica Teórica da Unesp e membro do Observatório Covid-19 Brasil, Roberto Kraenkel, até sexta-feira, o número de casos confirmados no paÃs pode chegar a 7 mil.
(Fonte: Hypeness/Foto: Divulgação)