Após adiamento, OlimpÃadas de Tóquio é remarcada para 23 de julho
As OlimpÃadas e as ParalimpÃadas de Tóquio têm uma nova data. Nesta segunda-feira, os Jogos OlÃmpicos foram confirmados para serem realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 na capital japonesa. Os Jogos ParalÃmpicos serão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. A decisão foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do Comitê OlÃmpico Internacional, Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais. A nova data cumpre a promessa do COI de que os Jogos seriam realizados até o verão de 2021.
“Quero agradecer à s Federações Internacionais pelo apoio unânime e à s Associações Continentais dos Comitês OlÃmpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos OlÃmpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel”, disse Thomas Bach, em comunicado oficial divulgado pelo COI.
Na tarde desta segunda-feira em Tóquio (madrugada no Brasil), membros do Comitê Executivo do COI e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram o primeiro encontro desde que as OlimpÃadas foram adiadas. Em uma primeira coletiva após o encontro, a nova data não foi confirmada. Logo depois, porém, uma nova coletiva foi convocada à s pressas para fazer o anúncio.
Presidente do Comitê Tóquio 2020, Yoshiro Mori disse ter recebido uma ligação do Comitê OlÃmpico Internacional após a primeira coletiva, pedindo para que a nova data fosse confirmada. Pouco antes, Toshiro Muto, diretor-executivo do Comitê Organizador, havia negado que a nova data já estava definida.