Rainha Elizabeth II fala sobre desafio planetário do coronavÃrus
No quarto pronunciamento à televisão, em 68 anos de seu reinado, a rainha Elizabeth II falou ao Reino Unido e à s nações da Commonwealth pedindo a seus súditos o enfrentamento ao surto do coronavÃrus com “força, autodisciplina e companheirismo”. O discursos da monarca, de 93 anos, tem um tom pessoal. Entre outras coisas ela disse ter fé que a população irá reagir, “apesar das dificuldades”. Os pronunciamentos anteriores foram quando morreu na Guerra do Golfo, quando morreu a Princesa Diana – Lady Di e quando morreu a Rainha Mãe,
A rainha agradeceu aos profissionais de saúde e outros trabalhadores por seus esforços durante a crise. “Falo a vocês sabendo que este perÃodo será cada vez mais desafiador”, disse no discurso, gravado no Castelo de Windsor, a oeste de Londres.
“Este é perÃodo de alteração na vida do nosso paÃs: uma alteração que causa dor em alguns, dificuldades financeiras para muitos e mudanças enormes na vida cotidiana de todos nós”, afirmou Elizabeth II.
O Reino Unido registrou sábado (4) um recorde de 708 mortes diárias provocadas pelo novo coronavÃrus. Entre as vÃtimas, um menino de cinco anos. Com os novos óbitos, o paÃs havia contabilizado 4.313 vÃtimas fatais, à s vésperas de iniciar a terceira semana de confinamento.
O último pronunciamento feito por ela foi em 2002, após a morte da rainha-mãe.
(Fonte: G1. Imagem: reprodução GN)