Biblioteca comunitária cria serviço delivery durante a pandemia
Um serviço de delivery de livros foi a alternativa encontrada por voluntários de uma biblioteca comunitária em Pirapora, no Norte de Minas, para fazer a leitura chegar na casa dos moradores durante o período de isolamento social. A biblioteca criada há um ano faz parte do projeto ‘Clube Literário Tamboril’ e conta com mais de quatro mil obras literárias. O funcionamento é sempre de segunda a sexta das 9h às 17h, mas precisou ser interrompido por conta das medidas de prevenção ao coronavírus adotadas na cidade ribeirinha, que tem pouco mais de 56 mil habitantes e investiga 83 casos suspeitos da doença. Para continuar emprestando os livros, o grupo criou o projeto ‘Tamboril Delivery’.
Os leitores cadastrados fazem os pedidos por um aplicativo de mensagem e recebem os livros sem sair de casa. Cada leitor pode pegar até dois livros por vez e é cobrada uma taxa de R$ 2 por entrega para arcar com os custos do combustível. “Sabemos que, nesse momento, a cultura é o que a pessoa pode ter acesso por isso resolvemos manter o empréstimo. Muitas pessoas estão em casa e vão ter tempo para mergulhar no universo do livro e exercitar a concentração. Além disso, estamos oferecendo uma oficina de escrita criativa pela internet”, disse o coordenador do projeto Rafael Oliveira.
O bibliotecário Jean Matheus é o responsável por levar os livros até a casa das pessoas. Os pedidos são feitos ao longo da semana e as entregas são sempre nas terças pela manhã. “Os livros são higienizados com álcool e seguimos os protocolos do Sistema Estadual de Bibliotecas, e eu uso luvas e máscaras no momento da entrega. A demanda tem sido grande e, às vezes, preciso estender as entregas para o período da tarde”.
Jean sempre ajudou no projeto da biblioteca comunitária e acredita que a leitura pode transformar a vida das pessoas. “Eu levo os livros para que as pessoas possam ter uma distração e que a crise não impossibilite o acesso à literatura. Na leitura, o real se alimenta do imaginário e eu acredito que se sonharmos com um mundo melhor, podemos transformar a realidade”.
(Fonte: G1/Foto: Clube Tamboril/ Divulgação)